Fundamenmtos iii

491 palavras 2 páginas
A importância do Serviço Social nos dias de hoje

ETAPA 1

A importância dá – se através da orientação dos indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais, no sentido de identificar recursos e de fazer uso dos mesmos no atendimento e na defesa de seus direitos.
Um assistente social, portanto, deve primar pelo atendimento às necessidades das pessoas, identificando-as, orientando-as e conduzindo-as ao estabelecimento daquilo que já lhes é assegurado por lei.
É uma profissão generalista de caráter sociopolítico, nosso traballho é essencialmente socioeducativo, em que trabalhamos numa perspectiva de garantir os direitos assegurados na Constituição. Ou seja, o assistente social é o profissional capacitado para intervir e mediar situações geradas pela relação Capital X Trabalho. Se a nossa função está atrelada à relação Capital X Trabalho, estamos sempre lidando com indivíduos em situação de vulnerabilidade social. É, portanto, de suma importância nossa representação junto a essa população carente de recursos socioeconômicos".
Um asssistente social pode atuar em instituições públicas federais, estaduais e municipais. Outro espaço ocupacional é o setor privado, em empresas e Organizações Não-Governamentais (ONG’s).

O maior campo de atuação do Serviço Social é a Saúde. Outros campos também são bastante expressivos, como o campo Sociojurídico e a Assistência Social.

Temos ainda o campo da Educação, Habitação e Empresarial. O Meio Ambiente ainda é um campo pouco explorado em nossa área.
Marilda Iamamoto diz:
“(...) um dos maiores desafios que o Assistente Social vive no presente é desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo".(2001:20)
Assim o desafio do Assistente Social nos dias de hoje é desenvolver propostas de trabalho criativas e inovadoras, que sejam capazes de

Relacionados