Mendel: o pai da genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Keila Juliete de Castro Reis

MENDEL
O Pai da Genética

Relatório apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Temas de Biologia III, no Curso de Licenciatura em Ciências Naturais- Física , na Universidade do Estado do Para. Prof. M. Sc. Luiz Alberto Cavalcante Guimarães.

Castanhal - Pa 2011

RESUMO

Esta pesquisa vem mostrar os conceitos básicos da genética, quemfoi e o que fez Gregor Mendel. Este monge que foi titulado como o “Pai da Genética”, não ganhou esse titulo por nada, Mendel foi um grande pesquisador, e seu maior feito foi provar que as características hereditárias são determinadas por fatores distintos, que são passados uma geração para outra, atualmente a esses fatores foi dado o nome de Genes. Será abordado também a 1° Lei de Mendel é osmétodos que ele usou para provar sua teoria, sendo que a mais conhecida é a experiência com ervilhas, esta contribui muito para o surgimento do que conhecemos hoje como Genética. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa em vários sites diferentes, alguns estão citados no decorrer do texto, livros também foram utilizados mas serviram apenas para leitura e compreensão do objeto de estudo, toda essapesquisa tem o objetivo de reunir tais informações, pois estas se apresentam divididas, e muitas vezes incompletas nessas fontes.

Palavras chaves: Genética. Mendel. Experiência. Hereditariedade.

SUMÁRIO 1. INTRODUÇAO 2. OBJETIVO
2.1 OBJETIVOS GERAL

4 4
4

3. METODOS E MATERIAS 4. RESULTADOS E DISCURSSOES 5. CONSIDERAÇOES FINAIS REFERENCIAS

4 5 10 11

4 1. INTRODUÇÃO Neste trabalho seráfeito um levantamento sobre a vida de Gregor Mendel, conhecido também como um dos “Pais da Genética”. Sabemos que quando se fala de Mendel, e impossível deixar de lembrar sua experiência realizada com ervilhas, que foi a responsável pelo enunciado da primeira lei do próprio Mendel. Mendel não foi o único a realizar experimentos de hibridação, mas foi o que obteve maior sucesso, devido sua metodologia,ele utilizou não só os conhecimentos de botânica que ele já havia adquirido com o pai como também os conhecimentos de física e matemática, para os cálculos que ele realizou, isso deu maior credibilidade ao seu trabalho no século XX.

2. OBJETIVO 2.1 Objetivo Geral O objetivo deste trabalho foi reunir a maior quantidade de informações sobre Gregor Mendel devido à dificuldade de encontrar taisinformações, pois estas se encontram muito reduzidas, e para conseguir uma boa explicação e necessário buscá-las em muitos livros ou sites diferentes. E isso muitas vezes precisa de tempo para ser realizado. 3. METODOS E MATERIAS A pesquisa foi realizada na Universidade do Estado do Pará (UEPA), no período de 21 a 25 de outubro, os materiais utilizados para realizá-la, foram a Internet, e algunslivros, sendo que o mais usado foi a internet, devido a carência de livros da universidade. A princípio foi feita uma pesquisa básica sobre genética, mas o principal objeto de estudo foi Gregor Mendel e sua teoria e experiência realizada para provar a existência da hereditariedade.

5 Os sites que serviram de fonte de pesquisa foram o Brasil Escola, Portal Só Biologia, Portal São Francisco, Wikipédiae outros, no entanto alguns desses

serviram apenas para leitura, assim como o livro BIOLOGIA volume único de Sergio Linhares. Foi utilizado também um vídeo sobre Mendel, passado em classe pelo professor M. Sc. Luiz Alberto Guimarães.

4. RESULATDOS E DISCURSSOES Antes de entrar no tema proposto e necessário fazer uma recapitulação do que vem a ser Genética, que é o ramo da biologia que estuda asleis da transmissão de características hereditárias nos indivíduos, e as propriedades das partículas que asseguram essa transmissão. Com os estudos de Mendel a genética tomou um grande impulso, assim Mendel é considerado um dos pais de Genética moderna. No Portal Só Biologia, encontra-se um pouco da biografia de Mendel.
“Gregor Johann Mendel nasceu em 1822, em Heinzendorf, na Áustria. Era filho...
tracking img