A iprtancia da leitura e releitura de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lendo esta obra pude verificar o quanto ela pode ajudar o professor de Língua Portuguesa em sala deaula. Acho mesmo que deve ser lido por todos professores, não só os de Língua Portuguesa. IsabelSolé afirma que se as estratégias de leitura são procedimentos de ensino, então é preciso ensinar estratégias para a compreensão de textos. Estas não amadurecem, nem se desenvolvem. Ensinam-se (ounão se ensinam) e se aprendem (ou não).
O livro de Isabel Solé ajuda no trabalho do professor em sala de aula, pois seu objetivo é ajudá-los a promover nos alunos a utilização de estratégias que lhespermitam interpretar e compreender os textos escritos de forma competente.
São oito capítulos bem estruturados e interligados, com informações que são retomadas quando relevantes. A autora destaca nodecorrer de sua obra que o ato de ler é um processo complexo e que não encontraremos, no livro, um método rígido para ensinar a ler, mas sim estratégias para facilitar a tarefa do professor deensinar compreensão leitora eficaz aos seus alunos. Há ainda um prefácio, uma introdução e um anexo no final do livro, com seqüências didáticas para exemplificar.
Para Isabel Sole,leitura é um processomediante o qual se compreende a linguagem escrita (...). Para ler necessitamos simultaneamente manejar com destreza as habilidades de decodificação e aportar ao texto nossos objetivos, idéias eexperiências prévias(...)” (p.23). Segundo a autora, para uma pessoa se envolver em qualquer atividade de leitura, é necessário que ela sinta que é capaz de ler, de compreender o texto, tanto de formaautônoma, como apoiada em leitores mais experientes. Enfatiza-se a leitura de verdade, “aquela que realizamos os leitores experientes e que nos motiva, é a leitura que na qual nós mesmos mandamos:relendo, parando para saboreá-la ou para refletir”. (p.43) Aborda-se ainda o ensino e aprendizagem inicial da leitura, levando-se em conta que aprender a ler não é muito diferente de aprender outros...
tracking img