A intertextualidade de fita verde no cabelo e chapeuzinho vermelho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (383 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A intertextualidade de Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Amarelo


A palavra intertextualidade significa interação entre textos, um diálogo entre eles. Em virtude de tal fato é possível afirmarque todo texto é um mosaico de citações e ou uma retomada de outros textos, acarretando desde uma simples vinculação a um gênero, até a retomada explícita de um determinado texto.
Nos dois textos,Fita Verde no Cabelo e Chapeuzinho Amarelo, é marcante a presença de elementos intertextuais como o pastiche e a paródia. Tanto Chico Buarque quanto Guimarães Rosa tem a intenção de dialogar com oconto Chapeuzinho Vermelho, mas essa intencionalidade tem por propósito a busca pela subversão das interpretações possíveis do texto-base escrito pelos irmãos Grimm e Perrault.
Ao escreverem Fita Verdeno Cabelo e Chapeuzinho Amarelo, seus respectivos autores utilizam uma forma de apropriação (ou até mesmo de reconstrução) que, em lugar de endossar o modelo retomado, rompem com ele abertamente,satirizando-o. Esse procedimento acarreta em uma prática muito comum na literatura, a paródia. Um exemplo importante de paródia nos contos, e que tanto em Chapeuzinho Amarelo quanto Fita Verde no Cabelo oelemento parodístico já se apresenta nos próprios nomes de cada conto, afinal há uma evidente alusão ao nome Chapeuzinho Vermelho de forma satírica, o chapeuzinho que era vermelho agora é amarelo demedo, e a fita, no cabelo, é inventada e da cor verde.
Por conta da presença marcante do elemento parodístico ao longo dos dois contos, Guimarães e Buarque saturam (através da sátira) a tal pontoChapeuzinho Vermelho que ocasionará em uma perda da eficiência do conto europeu, levando a imitação ao exagero, e por conseqüência o resultado final será uma nova significação para os seus respectivostextos. Esse esvaziamento e a posterior reconstrução é conhecida como pastiche, e em ambos os textos é o que acaba por ocorrer.
Fica claro para o leitor e para o estudioso o diálogo entre os três...
tracking img