A internet das coisas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a Internet das Coisas (IOT - Internet of Things) é possível fazer com que qualquer dispositivo do mundo real tenha uma existência própria no mundo virtual (MELOAN, 2003), onde objetos do mundofísico possuem um identificador único e uma descrição bem simples, o que facilita a interação e o acesso a eles (SIORPAES, 2006). Esses objetos estarão interligados em rede e serão capazes de detectarmudanças na qualidade física das coisas usando tecnologias sensoriais. Dessa forma será possível criar um ambiente próprio, chamado de ambiente inteligente, moldável às situações do ambiente em que ousuário se encontra.

Podemos dizer que a primeira era da internet, a chamada 1.0, funcionava por demanda, ou seja: as pessoas basicamente buscavam informações e serviços de seu interesse na rede. Coma web 2.0, os usuários ficaram animados e mudaram de status perante o uso da rede ao passar de consumidores para produtores de conteúdo e divulgadores de suas próprias opiniões e criações. Depois denos ajudar a “fazer amigos e influenciar pessoas”, agora a internet tem pela frente o desafio de facilitar nossa interação com o mundo real, envolvendo os objetos que estão ao nosso redor na conversa.E esta nova fase da rede tem tudo para ser ainda mais interativa e dinâmica.

Suponha que você sonhou com suco de laranja e acordou sedento por um copo, mas, ao abrir a geladeira, deu-se conta deque a caixa havia acabado no almoço do dia anterior. Pois se essa mesma caixa estivesse conectada por um chip a uma rede de informações, ela poderia enviar uma mensagem ao seu supermercado preferido,que entregaria uma nova caixa na sua casa, evitando frustrações pela manhã. Disso se trata a Internet das Coisas: criar sistemas e ferramentas que emprestem mais inteligência aos objetos para que elespossam “conversar” entre si e tornar nossa vida mais fácil. O que ainda falta aprimorar, segundo o professor José Roberto Amazonas, da Universidade de São Paulo (USP), é a conexão entre esses...
tracking img