A INLUÊNCIA EPISTEMOLOGICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

1610 palavras 7 páginas
A INLUÊNCIA EPISTEMOLOGICA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Dyordhan Berto Nunes
Job Maximiano de Campos Junior
Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIASSELVI
Curso Soc0016 – Pratica do Módulo V
23/11/2013

RESUMO

Na idade moderna a ciência era absoluta e universal, mas na idade contemporânea descobriu-se que isto não era verdade, esta era incerta e aleatória, pois na ciência pode ocorrer um acontecimento inesperado e a partir daí vai-se reformular a teoria, ou seja, ao contrário das visões tradicionais - cumulativas e continuistas - do desenvolvimento da ciência, a epistemologia contemporânea aponta para as idéias de descontinuidade e de ruptura no processo evolutivo da ciência. Diante disso, o presente artigo desenvolve uma breve reflexão sobre como podemos justificar a influência epistemológica para as Ciências Sociais na atualidade.

Palavras-chaves: Globalização, Ciência, Epistemologia

1 INTRODUÇÃO

A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento, e também é conhecida como teoria do conhecimento e relaciona-se com a metafísica, a lógica e a filosofia da ciência. É uma das principais áreas da filosofia, compreende a possibilidade do conhecimento, ou seja, se é possível o ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, e da origem do conhecimento.

A epistemologia trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento cientifico nas suas diferentes áreas, com o objetivo principal de estimar a sua importância para o espírito humano.

Assim como na ciência, a epistemologia também avança e modifica perspectivas conforme as mudanças que ocorrem do mundo. Assim, a rápida transformação mundial e das relações sociais, que implica diretamente em modificações na ciência, indica a existência de novas formas de ver o mundo. Estas formas de ver o mundo estão interligadas não apenas com a maneira de olhar os objetos, perspectivas de análise, mas

Relacionados