A influencia dos filosofos na administracao do seculo xxi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



No campo da administração, pelos interesses materiais envolvidos, a discussão sobre produção e disseminação do conhecimento produzido de forma científica e crítica fica apagada em relação à discussão do conhecimento desenvolvido para auxiliar administradores na gestão de organizações. A teoria não só reflete a prática organizacional, mas também ajuda a constituiressa prática. (MARSDEN e TOWNLEY, 1996)

Porém, enquanto a administração como prática é uma atividade milenar, seu estudo sistemático e científico é recente, pois “assume-se que tal atividade tem certas características intrínsecas que só foram possíveis de serem estudadas e codificadas nos últimos dois séculos”. (TSOUKAS e CUMMINGS, 1997, p. 661)

Historicamente, ospioneiros no desenvolvimento de uma teoria administrativa defendiam a concepção de administração como um conhecimento científico. “Uma ciência administrativa era considerada possível porque, atrás da variedade aparente das organizações, havia uma ordem que podia ser capturada pelos cientistas sociais através de seus métodos de investigação.” (TSOUKAS e CUMMINGS, 1997, p. 664)

O saberadministrativo se diferencia de outros saberes, uma vez que as organizações são constituídas para alcançar fins específicos e suas ações são norteadas por uma racionalidade voltada a fins. Um saber desenvolvido para esse cenário tem, intrinsecamente, uma proposta a priori, diferentemente de um saber desenvolvido numa área de ciência pura, por exemplo. Noções fundamentais da administração como, porexemplo, lucro, eficiência, conduta humana, realização etc, estão imbuídas de valor e não podem ser consideradas como proposições científicas, no sentido clássico atribuído ao processo de formulação do saber científico.

No caso do desenvolvimento do saber administrativo, o objetivo é sempre definido. Quase todas as pesquisas visam a entender melhor a realidade organizacional parapoder desenvolver aplicativos, ferramentas e métodos que melhorem o resultado da organização estudada. A melhoria pode estar relacionada tanto ao resultado financeiro quanto aos resultados operacionais, motivacionais etc. O saber desenvolvido dessa forma não permite que o pesquisador aponte certos resultados que sejam divergentes daqueles definidos como o objetivo da pesquisa.

Em funçãodos objetivos pré-determinados, do foco em resultados e dos juízos de valor subjacentes ao processo de construção do saber administrativo, a administração não pode ser considerada uma ciência. Apesar da utilização de ferramentas e métodos científicos para a sua elaboração, oriundos de outras áreas, ela carece de ferramentas próprias, que permitam o desenvolvimento de um conhecimento científicoautônomo e que não sofram ingerência dos objetivos organizacionais.

Pode-se afirmar que a administração empresta, de outras áreas de conhecimento, o seu ferramental teórico e metodológico, - Psicologia, Sociologia, Antropologia, Matemática, Biologia, Economia etc. – sendo essa mais uma restrição à idéia de considerar o saber administrativo um saber científico. As ciências desenvolvem eadotam metodologias estruturadas e consistentes (um único conjunto de métodos, coerentes entre si) para desenvolver o seu campo de conhecimento.



Como se sabe a Administração tem grande influência dos pensamentos de grandes filósofos. Mais contemporaneamente, seguindo esta linha, buscaremos neste trabalho compreender a influência na administração do pensamento filosófico de PeterDrucker.

Para alcançar nosso objetivo construímos este estudo baseado em pesquisa bibliográfica nas obras do autor, assim como também em consultas a revistas e artigos publicados por autores que discutem o pensamento de Peter Drucker.
Em nosso trabalho, no primeiro capítulo, apresentamos um breve histórico sobre a administração, logo após algumas considerações sobre a influência de...
tracking img