A influencia da guerra fria na cultura,nos quadrinhos,cinemas e propagandas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A influencia da Guerra Fria na cultura, nos quadrinhos,cinemas e propagandas.

A Guerra Fria foi um conflito político-ideológico que marcou o mundo entre 1945 e 1991. Símbolos desse evento histórico são a corrida espacial e armamentista empreendida por norte-americanos capitalistas e soviéticos comunistas e, claro, o Muro de Berlim, que dividiu a capital da Alemanha em duas partes permeadaspor tais ideologias. A influência da Guerra Fria chegou à cultura de ambos os países, e o conflito político invadiu quadrinhos, o cinema, a literatura e as escolas, principalmente por parte dos EUA, que empreendiam uma verdadeira “caça. Até onde as propagandas anticomunistas poderiam chegar? No Atari.
Communist Mutans From Space é uma criação da Arcadia, um pequeno estúdio que desenvolveuapenas cinco jogos (dois em 1982 e três em 1988), que levou a Guerra Fria para dentro dos Ataris dos norte-americanos em 1982. O título só rodava no console junto de um assessório chamado Starpath Supercharger, que melhorava as capacidades do Atari, algo bem parecido com o Expansion Pak do Nintendo 64. Starpath, aliás, era o nome formal da Arcadia, e o acessório era compatível com pouco mais de seisgames, nenhum deles muito famoso, e por isso está submerso no universo dos videogames.
As referências anticomunismo no jogo são hilárias. O jogador controla um canhão de um planeta pacífico e democrático para evitar a invasão de aliens de um mundo comunista que querem tornar todos do universo sovietes sanguinários. Os invasores obedecem a um extraterrestre mais desenvolvido que enlouqueceu depoisde ter bebido vodka radioativa. O nome do planeta comunista é Rooskee, uma clara referência a Husky, uma raça de cachorros original da Sibéria. O nome do líder alien é ‘Mother Creature’, ou seja, a Grande Mãe, como os comunistas chamavam a União Soviética. O fato é que o jogo é pura propaganda política – o fator “invasão espacial” foi introduzido só para dar um ar mais próximo dos videogames aotítulo.
Communist Mutants From Space é bem próximo de Space Invaders, embora apresente algumas diferenças e uma surpreendente quantidade de opções. A mecânica e o objetivo são os mesmos – a nave, na parte superior da tela, se move de um lado para o outro e é preciso destruir todos os inimigos para terminar a fase. Os aliens, porém não avançam gradativamente, mas apenas se movem e frequentementeinvestem contra o jogador e atiram. A ‘Mother Creature’, que fica atrás do exército invasor, bota ovos e repõe os comunistas eliminados, o que faz dela o principal alvo do jogo. A dificuldade e a velocidade são ajustáveis e é possível ativar escudos, tiros controlados pelo jogador e outros poderes.
As grande variedade de opções foi o grande diferencial do título, mesmo porque as limitaçõestécnicas do Atari não permitiam nenhum jogo muito além dos padrões de Space Invaders. Communist Mutants From Space não está entre os grandes clássicos que eternizaram o console, mas é sempre lembrado como um games de temática mais curiosa da história.

A Guerra Fria foi uma disputa travada durante quase cinco décadas pelas duas superpotências vencedoras da Segunda Guerra Mundial: os Estados Unidos ea União Soviética. Foi um período marcado por muita espionagem e propaganda política, tanto do lado norte-americano quanto do soviético. Não bastasse tudo isso, armas atômicas seriam usadas caso as duas superpotências partissem para o conflito militar direto.
Foi durante a Guerra Fria que uma nova onda de super-heróis surgiu nos gibis norte-americanos, especialmente nos da Marvel Comics (hoje amaior editora de quadrinhos do mundo). Você certamente já ouviu falar dessas personagens, pois várias foram adaptadas para o cinema nos últimos anos, com grande sucesso de bilheteria. Dentre essas personagens, podemos destacar o Homem-Aranha, os X-Men, o Hulk e o Quarteto Fantástico.

O Quarteto Fantástico
O primeiro gibi do Quarteto Fantástico foi publicado em novembro de 1961 -ou seja,...
tracking img