A INDISCIPLINA NO CONTEXTO DA PR TICA PEDAG GICA DO

692 palavras 3 páginas
A INDISCIPLINA NO CONTEXTO DA
PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO
FUNDAMENTAL

INTRODUÇÃO
Muitos professores vêem a indisciplina como reflexo da pobreza e da violência presentes na sociedade, e de um modo geral, outros atribuem este comportamento, à educação recebida da família. Há ainda aqueles que entendem que as manifestações de maior ou menor indisciplina no cotidiano escolar provem de traços de personalidade de cada aluno.

INDISCIPLINA NA SALA DE AULA
Os problemas históricos da profissão docente, como desgaste emocional, mau formação, remuneração insuficiente, excesso de carga horária de trabalho, falta e tempo de planejar as aulas, também aparecem como fortificadores em se esperar uma manifestação mais passiva e dócil de seus alunos. A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO
COMPORTAMENTO ESCOLAR
A estrutura vem sofrendo grandes transformações no que se dizem respeito à educação, limites e concepções sociais. Assim antes de ir para escola, a criança passa pela educação do ambiente familiar, o que influencia nas primeiras experiências de aprendizagem que marcarão a sua vida. Ao chegar na escola, a expressão de sentimentos, as ações e comportamentos adotados, refletidos no aprendizado familiar, seja ela positiva ou negativa, torna-se bem evidente nas suas relações com professora e demais funcionário.

POSICIONAMENTO DO PROFESSOR FRENTE AOS ELEMENTOS MULTIREFERENCIAIS QUE INTERFEREM
NA DISCIPLINA DA ESCOLA

O professor precisa estar atento para as diferenças existentes na sala de aula. São diferenças que enriquecem a heterogeneidade. É preciso conhecer os pensamentos, as idéias, a vida em particular de cada um, a história, as crenças, os aspectos culturais, a classe social a que pertencem os alunos, demonstrando o valor e o potencial de cada diferencial. Até porque nos dias atuais, a prioridade do processo ensinoaprendizagem não é somente a habilidade conteudista, mas o enriquecimento desta com a formação social e afetiva.

AÇÃO DA ESCOLA NA
PERSPECTIVA INDISCIPLINA
Muitas

Relacionados

  • TRABALHO TURMA A 2013
    13179 palavras | 53 páginas
  • violência na escola
    7215 palavras | 29 páginas