A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

2140 palavras 9 páginas
KATIANE ALMEIDA DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA

PONTA GROSSA
2014
INTRODUÇÃO:

Ensinar a Geografia não é uma tarefa fácil. Ao contrário, pode ser simples e a chave está na mão do professor, aproveitando aquilo que já é natural dos alunos: o desejo de conhecer, de agir, de dialogar, de interagir, de experimentar e também de teorizar. A técnica mais difundida para esse ensino ainda é a aula expositiva. Uma das possíveis razões pode estar relacionada ao seu baixo custo. Nessas aulas os principais recursos utilizados são o quadro e o giz. Duas das dificuldades enfrentadas com a utilização de aulas expositivas não participativas estão relacionadas à falta de feedback que geralmente acompanha esse método e a passividade do aluno. Para a maioria dos alunos, o aprender é facilitado através do desenvolvimento de algum tipo de atividade. Além do mais, os conteúdos passados por esse tipo de aula tendem a ser esquecidos mais rapidamente, uma vez que a audição passiva é um veículo de aprendizagem menos eficiente, correndo o risco de ocorrer um pequeno aprendizado. Uma aula expositiva pode ser aprimorada por meio da utilização dos recursos didáticos. Uma vez que o aluno sairá da sua situação passiva se tornando um agente ativo da situação, podendo dessa forma absorver mais os conteúdos expostos pelos professores.
Visando superar essas dificuldades, vários autores, vêm cada vez mais explorando novas metodologias para facilitar e auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, valorizando a utilização de diversos recursos didáticos. Para Castoldi (2006) citado por Silva, Soares, Alves e Santos (2012):
... Com a utilização de recursos didático-pedagógicos pensa-se em preencher as lacunas que o ensino tradicional geralmente deixa, e com isso, além de expor o conteúdo de uma forma diferenciada, faz os alunos participantes do processo de aprendizagem. (SILVA,

Relacionados