A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

5441 palavras 22 páginas
A importância do contos de fada nos anos iniciais do EF
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo: O presente artigo visa discutir a importância dos contos de fadas nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, serão apresentadas sua origem, sua importância literária, a influência deste gênero como formação da identidade e personalidade da criança e sua percepção como eixo desencadeador para um trabalho sistemático dentro da sala de aula, que contribua no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Para a execução deste trabalho, cuja natureza é bibliográfica, foram consultados autores como Bruno Bettelheim, que possui um estudo amplo em psicanálise sobre os contos de fada, além de outros nomes de nossa literatura, como Ana Maria Machado, e também documentos oficiais organizados pelo Ministério da Educação que orientam o trabalho em sala de aula.

Palavras chaves: Conto de fadas. Narrativas orais. Formação da identidade. Leitura e escrita. 1. INTRODUÇÃO Desde a antiguidade, os contos são narrativas populares que perpassaram inicialmente pela tradição oral. São narrativas simples, porém de grande complexidade, pois abordam assuntos de conflitos cotidianos até filosóficos e psicológicos, geralmente abordados através da formação moral e dos pólos opostos como, por exemplo, a bondade e a maldade, a beleza e a feiúra entre outros. Segundo Bettelheim (2007): Estas estórias falam ao ego em germinação e encorajam seu desenvolvimento, enquanto ao mesmo tempo aliviam pressões pré- conscientes e inconscientes [...] começam onde a criança realmente se encontra no seu ser psicológico e emocional. Falam de suas pressões internas graves de um modo que ela inconscientemente compreende. (BETTELHEIM, 2007, p.72)

A escrita foi a responsável pela difusão e aprimoramento literário dos contos tais como conhecemos atualmente. Para que as histórias populares adentrassem as cortes, os contadores faziam

Relacionados