A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO-PROGRAMA NO POLICIAMENTO PREVENTIVO

2925 palavras 12 páginas
A IMPORTÂNCIA DO CARTÃO-PROGRAMA NO POLICIAMENTO PREVENTIVO

1 PROBLEMA DE PESQUISA

Por muito tempo a Polícia Militar atuou maneira repressiva, atuando somente após a ocorrência de um crime, e essa repressão era tida como a mais correta, porém a sociedade está exigindo mudanças nessa abordagem que muitas vezes tem-se mostrado atrasada e ineficaz, hoje é de fundamental importância a prevenção de crimes, atuando de maneira a evitar que sejam cometidos, uma grande ferramenta é o cartão-programa1, que possibilita implementar o policiamento ostensivo2 e repressivo em determinado setor. No que se trata de Segurança Pública, o Policiamento Comunitário é a filosofia mais emergente, é uma filosofia de policiamento a se cogitar principalmente no atual momento que está havendo uma inserção nessa nova visão de polícia. É de extrema importância à inserção não exclusivamente da Polícia Militar, mas de todos indivíduos. Segundo Antonio Gramsci (2004, p. 84), se referindo aos que simplesmente criticam e não fazem nada para a melhoria das condições de vida na sociedade:

Não podemos existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os Indiferentes. A indiferença é o peso morto da história. É a bala de chumbo para o inovador, é a matéria inerte em que se afogam frequentemente os entusiasmos mais esplendorosos, é o fosso que circunda a velha cidade e a defende melhor do que as mais sólidas muralhas, melhor do que o peito dos seus guerreiros, porque engole nos seus sorvedouros de lama os assaltantes, os dizima e desencoraja e às vezes, os leva a desistir de gesta heróica.
A indiferença atua poderosamente na história. Atua passivamente, mas atua. É a fatalidade; e aquilo com que não se pode contar; é aquilo que confunde os programas, que destrói os planos mesmo os mais bem construídos, é a matéria bruta que se revolta contra a

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas