A IMPORTÂNCIA DAS ESTIMATIVAS DE TEMPO E CUSTOS EM PROJETOS

973 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DAS ESTIMATIVAS DE TEMPO E CUSTOS EM PROJETOS

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa demonstrar um estudo técnico na área de gerenciamento de tempo e custos apontando pontos inerentes às questões dentro dos tópicos: escopo, tempo e custo de projetos. Além de referenciar as práticas relativas aos processos de gerenciamento apontado pelo guia PMBOK® e as técnicas usadas dentro desta área. Para problemáticas como o questionamento “Por que nenhum projeto consegue terminar no prazo previsto e dentro do orçamento?” será destacada a importância das estimativas e práticas recomendadas para evitar ou minimizar os mesmos.

2. IMPORTÂNCIA DA ESTIMATIVA DE PROJETOS (GERENCIAMENTO DE TEMPO)
Para entender melhor podemos conceituar o termo gerenciamento de tempo como sendo a execução de vários processos necessários para que o projeto possa ser finalizado dentro das metas estabelecidas com custos determinados. Mediante a isto olhando a afirmação “Tempo é igual a dinheiro” fica explicito que tendo um gerenciamento de tempo bem adequado não perdemos tempo e consecutivamente dinheiro. Para uma ótima estimativa de projeto é preciso estar ciente da tríplice restrição onde o escopo, custo e tempo estão intimamente ligados conforme aponta o Guia PMBOK. As estimativas não acontecendo trazem consequências enormes para os projetos como: altos gastos, desperdício de recursos, atraso na entrega, desinteresse de mercado e perda de referencia empresarial e em casos extremos até a concordata da empresa.

3. PROCESSOS DA GERÊNCIA DO TEMPO
É preciso conhecer bem o escopo para após delinear o tempo gasto para execução e consecutivamente estimar o custo do projeto. Dentro do gerenciamento de tempo temos os grupos de processos de planejamento e monitoramento/controle por onde cronologicamente se interagem. Sequencialmente temos os seguintes processos:

Definir as atividades: Enfoque ao detalhamento das atividades que serão necessárias para execução de cada parte do projeto

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas