A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR

557 palavras 3 páginas
PROJETO DE PESQUISA
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NO AMBIENTE ESCOLAR
- JUSTIFICATIVA
Acreditamos que o brinquedo e a brincadeira são essenciais para o desenvolvimento das estratégias e que podem contribuir de forma significativa para o aprendizado dos alunos, além do mais, propõem hábitos necessários que contribuem para o crescimento dos alunos de maneira criativa e construtiva, pois é através da brincadeira que a criança busca sentido ao mundo em que vive, apropriando os conhecimentos que ajudarão agir mediante as vivencias culturais a qual está inserida, buscando resgatar as cantigas, brincadeiras e jogos essenciais na formação e interação social.
Com os avanços tecnológicos em alta, atraentes e competitivas, as brincadeiras estão sendo deixadas de lado. Portanto, a não realização de atividades que envolvam a ludicidade e que são próprias de sua idade, trarão sérios prejuízos ao desenvolvimento da aprendizagem. Além disso, os professores não demonstram interesse em desenvolverem a interação necessária que venha contribuir para amenizar os déficits que ora se apresenta.
O motivo pelo qual levou-nos ao desenvolvimento dessa pesquisa deu-se através de visitas a escola para uma atividade da disciplina de Psicologia que tinha como objetivo de conversar com uma professora sobre as dificuldades da aprendizagem inerentes a sala de aula e lançar nosso olhar frente à problemática. Diante do colhido e relatado pela professora, percebemos a necessidade de contribuirmos no intuito de tentarmos trabalhar essa situação, já que a mesma argumentou a ausência dos pais e equipe pedagógica no auxílio do desenvolvimento das atividades em sala de aula, frente às observações realizadas, percebemos a ausência do trabalho das brincadeiras em sala de aula utilizadas sem planejamento, apenas como caráter de entretenimento, que não está de tudo fora do contexto, mas devendo ser melhores planejadas.
Portanto, trabalhar a importância do brincar no processo de interação e

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas