A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR

841 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO NÍVEL SUPERIOR

A pesquisa se tornou uma ferramenta fundamental para formação de um conhecimento verdadeiro, e consequentemente nos permite trilhar sobre o mundo da sabedoria, bem como proporciona a busca por novas verdades. A leitura, a pesquisa e o conhecimento são aspectos essenciais ao ingressante de nível superior.
Os jovens estão adentrando nas universidades sem a mínima noção de trabalhos científicos, sem o desejo e interesse pela pesquisa, e sem a prática da criticidade. Os alunos recém-chegados no Ensino Superior, muitas vezes tem um impacto nessa fase de transição, haja vista que os métodos são muito mais rigorosos, e exige uma leitura analítica, ou seja, reflexão, assimilação das informações, para assim amadurecimento do raciocínio e por fim, a criticidade, para construção de um novo texto.
Pode-se constatar que os trabalhos acadêmicos e científicos solicitados pelos professores, instigam o aluno à pesquisa, a crítica, a busca pelo conhecimento, e produção textual. Segundo Severino (2002, p. 23) “Ao dar inicio a sua vida universitária o estudante precisa começar a formar sua biblioteca pessoal. [...].” A pesquisa cientifica é uma das armas mais eficientes para promoção do conhecimento, pois, suscita a busca por novas respostas, produzidas por raciocínio crítico, portanto, carrega consigo uma imensa bagagem, que contribui de maneira significativa no processo de aprendizagem. De acordo com Hall; Lindzer (1971, p. 464): “A aprendizagem é a conexão entre o estimulo e a resposta. Completando a aprendizagem, estimulo e resposta estão de tal modos unidos que o aparecimento do estimulo evoca a resposta.”
A pesquisa é, portanto, para o Ensino Superior uma ferramenta indispensável e deve certamente ser estimulada pelos professores, uma vez que atua como responsáveis pela propagação do conhecimento e a iniciação à pesquisa científica. Dentre as definições de pesquisa, Gil que qualifica a pesquisa

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas