A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM DE GOVERNANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DA REDE ONCORIO.

8940 palavras 36 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM DE GOVERNANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DA REDE
ONCORIO.
Fatima Mendes Carvalho - UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ fatimac@inca.gov.br Luciene Nascimento de Almeida - Universidade Estacio de Sá cienenascimento@ibest.com.br Lamounier Erthal Villela - Universidade Estácio de Sá - EBAPE/FGV lvillela@estacio.br Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a governança da Rede ONCORIO coordenada pelo Instituto
Nacional do Câncer – INCA e integrante da Rede Câncer, que conta com a participação do Governo
Federal, das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, de universidades, de serviços de saúde e centros de pesquisa, assim como de organizações não-governamentais e da sociedade civil. A integração desses diferentes parceiros promove o compartilhamento de conhecimento e recursos, com o objetivo de reduzir a incidência e a mortalidade por câncer na população e garantir a qualidade de vida aos pacientes e familiares. A metodologia foi centrada em um estudo de caso, que focou a relação entre os aspectos teóricos e a consolidação da rede. Foram abordados: o processo de institucionalização da Rede, à questão da contratualização, a legitimação pela força adquirida por atores isoladamente fracos, bem como as relações dialógicas entre os membros da rede.
Palavras-chave: Governança, Redes, ONCORIO.

1.

Introdução

Nas últimas décadas, diversos setores vêm rumando à formação de alianças estratégicas e à estruturação em redes interorganizacionais, as quais privilegiam a relação de troca de experiências e a difusão de conhecimentos. Nesse contexto, a gestão de políticas e programas públicos para o combate e controle do câncer no Brasil vem sendo realizada por meio de redes interorganizacionais e interdependentes complexas, objetivando a solução de problemas na esfera estratégica, de interação social e de comunicação dos diversos atores envolvidos.
Desde a década de oitenta, e mais intensivamente a partir da década de noventa,

Relacionados