A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA

1510 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DA METODOLOGIA CIENTÍFICA
A disciplina orienta o académico durante todo o Curso até o TCC; e também aos que desejarem prosseguir os estudos académicos. Tratará das normas de elaboração dos trabalhos científicos, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), oferecendo subsídios para as demais disciplinas na aplicação das normas.

Os trabalhos académicos podem ser os trabalhos didácticos e os trabalhos científicos. Os trabalhos didácticos são trabalhos exigidos durante os cursos. Destacam-se fechamentos, resumos de textos, resenhas, relatórios de estágios, de visitas técnicas, de viagem, pesquisas temáticas e outros. Os trabalhos científicos servem como referências a outros e ampliam conhecimentos na área. Relatórios técnico-científicos; trabalho monográfico; publicações científicas: comunicação, artigos, informe, resenha, conferência.

A importância da disciplina e actualidade em relação à formação profissional está relacionada com alguns princípios como: reconhecer a importância da Metodologia no processo ensino-aprendizagem, como instrumento teórico-prático, envolvendo a pesquisa, extensão e a prática de ensino na escola ou outras instituições; expressar-se nos documentos técnicos e específicos e nas relações interpessoais; interagir em diferentes contextos organizacionais e sociais; flexibilizar-se e adaptar-se em função da resolução de problemas; articular o conhecimento sistematizado com a acção profissional; analisar, interpretar e relacionar conceitos; ler, avaliar, afirmar posições no contexto. A diversidade de obras relacionadas a metodologia científica, muitas vezes dificulta as interpretações, por isso precisamos definir normas e conceitos. Porém, quanto a importância da disciplina a ser ministrada nos cursos os autores pesquisados tem uma mesma abordagem, como passaremos a destacar. A tradição cultural brasileira privilegia a condição da Universidade como lugar de ensino, entendido e sobretudo praticado como

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas