A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGUEM NOS CONTEXTOS SOCIAIS

864 palavras 4 páginas
público mais seleto ou desconhecido. É a linguagem que normalmente se observa nos discursos públicos, nas reuniões de trabalho, nas salas de aula, etc.
Uma característica comum a todas as línguas do mundo é que elas não são uniformes, todas apresentam variedades, ou seja, não são faladas da mesma maneira por todos os seus usuários. Algumas pessoas afirmam que esta é uma característica nacional, pelo fato do povo “não saber o português”. Na verdade isso é um mito, uma vez que todas as línguas apresentam variações: o inglês, o francês, o italiano etc.
As variedades que as línguas apresentam têm explicação no fato de as sociedades serem divididas em grupos: há os mais jovens, os mais velhos, os que habitam uma região ou outra, os que têm esta ou aquela profissão, os que são de uma ou de outra classe social e assim por diante. O uso de uma ou outra variável lingüística simplesmente determina a qual desses grupos o falante está incluído, oferecendo uma identidade aos membros deste. Aprende-se muito cedo a distinguir as falas variáveis, a imitá-las e a julgá-las. Assim, tais variedades podem ser consideradas elegantes ou feias, certas ou erradas. Há sempre um julgamento social sobre elas.
Dentro desse contexto, o trabalho de pesquisa a seguir pretende analisar a linguagem formal e informal dentro dos gêneros textuais e em vários contextos onde são utilizadas as variedades lingüísticas.
2. A linguagem
Desde a antiguidade o homem buscava métodos e formas variadas a fim de estabelecer suas idéias para se comunicar, com isso começaram a usar diversas manifestações lingüísticas como: a oralidade, os desenhos, as figuras, utilização das mãos e do corpo como forma de comunicação para interagir com os outros seres e até mesmo para compreender o mundo e os acontecimentos que ocorriam a sua volta, pois nessa época não dominavam a escrita. A necessidade de comunicar foi crescendo fazendo com que surgisse o alfabeto, idealizado pelos egípcios, que passou por um longo processo

Relacionados