A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

2852 palavras 12 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 COnclusão 13

1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é fixar os conhecimentos adquiridos nas tele aulas, web aulas e materiais complementares sobre as disciplinas atuais. Este estudo aborda a importância da contabilidade na gestão pública e privada; sendo abordados ainda temas sobre Agronegócios e Demonstrações Contábeis de Órgãos Públicos, mostrando sua importância e alguns de seus aspectos.

2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade pública é o ramo que atua no registro e controle dos fatos e atos das entidades de direito público; ela possibilita um bom controle de gestão dos recursos públicos. Este ramo da contabilidade ganhou espaço e foi valorizado a partir do surgimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000), que tem como objetivo, de acordo com o caput do art. 1º, estabelecer “normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal”.

Na Contabilidade Pública também é usado o método de partidas dobradas para realizar a escrituração; o levantamento das demonstrações é feito através de balanços (financeiro, patrimonial, etc.). Ela proporciona, entre outras coisas, acompanhamento da execução orçamentária e conhecimento da composição patrimonial.

O objeto da Contabilidade Pública é o patrimônio público, ou seja, o conjunto de bens, valores, créditos e obrigações de conteúdo econômico e avaliáveis em moeda que a Fazenda Pública possui e utiliza na consecução dos seus objetivos.

BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

É através do Balanço Orçamentário que temos demonstradas as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas, evidenciando as diferenças existentes entre estas. Deve ser estruturado de forma a evidenciar a integração entre o planejamento e a execução orçamentária.

No Balanço

Relacionados