A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS OPERAÇÕES DE EMPRESAS EM BOLSA DE VALORES

4125 palavras 17 páginas
UNICE – ENSINO SUPERIOR
PÓS-GRADUAÇÃO AUDITORIA E CONTROLADORIA
DISCIPLINA: ECONOMIA E APLICAÇÕES À CONTABILIDADE
PROFESSOR: ROBSON TORRES BANDEIRA

ARETHA PAULA FERREIRA SOARES
FRANCISCO DE ASSIS VIANA E SILVA
REGINA QUEIROZ DA SILVA DE SOUSA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS OPERAÇÕES DE
EMPRESAS EM BOLSA DE VALORES

FORTALEZA-CE
2013

INTRODUÇÃO

A auditoria nas empresas que atuam na bolsa de valores, ou seja, as companhias de capital aberto, visam, primordialmente, assegurar os interesses dos investidores por meio da qualidade e confiabilidade das demonstrações contábeis divulgadas contribuindo, também, para o aumento da transparência das ações empresariais. Esta pesquisa busca identificar a qualidade dos serviços prestados pelas auditorias internas e externas dentro dessas empresas.
O comitê de auditoria ganhou destaque mundial com a promulgação da Lei SarbanesOxley, em 2002, nos Estados Unidos, que determinou a obrigatoriedade de sua constituição pelas companhias abertas nacionais e estrangeiras, que negociam American Deposity
Recepts– ADRs.
A auditoria surgiu da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietários, dos valores retratados no patrimônio das empresas que possuíam ou as que pretendiam realizar seus investimentos, principalmente com o grande crescimento econômicofinanceiro e com o aparecimento das grandes empresas que são representadas em vários países. Dessa especialização surgiu uma ramificação que foi chamada de auditoria interna, que possui como tarefa designada avaliar de forma independente, dentro de uma entidade, os controles contábeis, financeiros e operacionais, no sentido de auxiliar a administração. Neste contexto, a contabilidade passou a exercer papel preponderante dentro de uma visão ampla dos administradores para o acompanhamento das decisões estratégicas das empresas, conduzindo a metas definidas.

AUDITORIA EXTERNA (INDEPENDENTE)
Com a edição da Lei 4.728/1965 que disciplinou

Relacionados