A importancia dos contos de fadas na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo: A importância da literatura infantil e sua contribuição no desenvolvimento da criança é o objetivo proposto neste trabalho.
Por meio das historias é possível transformar o comportamento da criança frente diversos conflitos tais como: medos, incertezas, inseguranças e etc.
A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de formaprazerosa e significativa.
Palavras-chave: Contos de fadas. Histórias. Leitura. Educação infantil.




Introdução


Atualmente neste mundo globalizado, onde a tecnologia é maior que o imaginário, e a criança interessa-se muito mais pelos diferentes jogos eletrônicos ao invés de um bom livro, pensávamos que uma história, os contos de fadas estavam em extinção e destinados aodesaparecimento. Mas os contos têm magia própria e mesmo todos esses efeitos que os jogos de vídeo- game tem não conseguem suplantá-los, tendo os professores uma grande influência sobre este aspecto.
Os contos influenciam até mesmo os adultos, a razão desta influência dizem alguns psicanalistas provém dos efeitos que eles causam, pois permitem um mergulho dentro de nós mesmos, por meio dos arquétipos presentesnas histórias. Seria o mesmo que uma auto- análise, como encarar o nosso ``EU`` secretos com seus medos, receios e traumas.
Os contos ajudam a nos libertar, pois através dos exemplos das personagens, sempre são passados uma lição, uma moral. Com estes contos as crianças literalmente viajam e se encantam com este mundo fantástico de reis, rainhas, princesas, com muitas surpresas e armadilhas.Desta forma vemos a importância de um contador de histórias, neste caso os professores têm como objetivo resgatar a tradição oral e os ensinamentos existentes nestes contos. É muito importante contarmos histórias para as crianças, porque elas mexem com a inteligência, a sensibilidade e com a imaginação de todos.
Todos nós temos um pouco de contador de história antes de sermos pais, avôs e como talnos preocupamos em ter um papel formador na vida das crianças.
Ainda também nos primeiros anos a criança apenas percebe parcialmente a narrativa, o carinho e a aproximação de quem conta a história. Somente mais tarde é que aprendem o conteúdo das histórias e posteriormente se identificará com algum dos personagens que tem algo a ver com ela.


1-Histórico dos contos de fadas
Os contos defadas existem há milênios. Em diversas culturas, em todos os continentes, existem histórias com estruturas e narrativas semelhantes aos contos que conhecemos hoje.
Segundo Coelho (2003), a necessidade de contar histórias surgiu quando o homem primitivo sentiu a precisão de obter explicações racionais para o mundo. Sendo assim, ele começou a buscar no mito e nas narrativas fantásticas a compreensão dealgumas coisas, por exemplo: eles pensavam que os relâmpagos eram armas dos deuses, as águas seriam controladas por sereias ou determinadas árvores ou plantas teriam surgido de algum ato mágico entre outros vários mitos criados pelo homem primitivo.
Entende-se que os contos de fadas eram relatos que serviam como entretenimento e só muitos anos mais tarde com a descoberta das fadas, que eramidealização de uma mulher perfeita, linda e poderosa, assim as sociedades mais antigas sentiram a necessidade de utilizar essas histórias alienadas também à educação, já que as crianças gostavam muito desses contos e a fantasia inserida neles, estava ajudando a formar a personalidade dessas pequenas pessoas.


2- Os grandes autores da literatura
Os pioneiros nesta arte são autores que souberamcolocar no papel essa tradição oral passada de geração para geração. Sendo inestimável a importância deles para a literatura.
Eles são: Perrault, os Irmãos Grimm e também a Andersen, onde os três primeiros em seus contos sempre terminavam com a solução dos problemas e a alegria dos protagonistas. Já Andersen em seus contos mescla o ``maravilhoso`` com muita crueldade e violência que seu humanismo...
tracking img