A importancia do treinamendo e do desenvolvimento nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2098 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
administraçÃo de empresas bacharelado

adriana farias dos reis cardoso
andrea kuhs
JOÃO renato DE OLIVEIRA ARAÚJO
RAQUEL VICENTE DOS ANJOS de souza

A IMPORTÂNCIA do Treinamento e desenvolvimento nas empresas

Brasiléia
2010
adriana farias dos reis cardoso
andrea kuhs
JOÃO renato DE OLIVEIRA ARAUJO
RAQUEL VICENTE DOS ANJOS de souza

AIMPORTÂNCIA do Treinamento e desenvolvimento nas empresas

Trabalho Portfólio apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharelado Administração de empresas. Na disciplina de Gestão de Pessoas.

Orientador (a): Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Brasiléia
2010

sumário
1-Introdução................................................................................................................3
2 – Treinamento e Desenvolvimento............................................................................4
3 – Pesquisa de Campo...............................................................................................6
4 –Conclusão..............................................................................................................9
5 – Referências..........................................................................................................10

Introdução
O presente trabalho foi elaborado em grupo apresentando a importância do processo de treinamento e desenvolvimento para as empresas, desmistificando a função do departamento pessoal e recursos humanos que sempre foram vistos comoresponsáveis por contratação, demissão, pagamento e mediação de conflitos, mostrando que este setor vem se inovando e não sendo mais uma despesa para a entidade e sim peça fundamental para o crescimento da mesma. Foi elaborado uma pesquisa de campo mostrando na pratica a diferença que faz este processo estudado dentro de uma entidade.

Treinamento e Desenvolvimento

Nos dias em que nos encontramosser a empresa modelo esta cada vez mais exigível da população e do mercado de trabalho. Ser uma empresa que valoriza o capital humano, que respeita o capital social, e que é consciente com o meio ambiente em que vive já não faz mais parte somente de grandes e ricas empresas. Este conceito já não existe mais, e esse trio de informações tornou-se peças chaves para a sobrevivência das entidades.Muitas empresas já entenderam que o capital humano é muito importante para elas, e muitas que ainda não entraram no ritmo já estão no caminho, procurando se mobilizar para esta rota. Nessa valorização de capital humano e social entra o processo de treinamento e desenvolvimento que tem o intuito de tornar as equipes de trabalhos mais competentes e motivadas.
Segundo Shinyashiki, 1998. “O investimentoem treinamento visando desenvolver profissionais especializados e valorizados ainda é a melhor solução neste processo de transformações”.
Treinar e desenvolver pessoas são conceitos muito próximos, pois seus métodos de aprendizagem são muito similares; o que diferencia um do outro e a questão do tempo, pois o treinamento é orientado para o presente, foca o cargo atual, busca preparar ofuncionário para resultados imediatos de desempenho, ao passo que o desenvolvimento é um processo mais longo, preparando o individuo para ocupar cargos futuros na empresa ou para adquirir novas competências necessárias para os desafios e estratégias da empresa (Chiavenato, 2008).
Vamos ver algumas definições e conceitos sobre Treinamento e Desenvolvimento: Treinamento: “educação profissional que visaadaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa”; (Barreto 1995). Desenvolvimento, por sua vez é visto como uma formação mais ampla do individuo preparando-o para novos desafios na empresa, (Rocha 1997).
Já para Vargas (1996, p.126), “treinamento e desenvolvimento são a...
tracking img