A importancia do feedback e resiliencia para o administrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2215 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do Feedback e da Resiliência para o Administrador


Introdução

O feedback é algo de suma importância em qualquer tipo de empresa, é um processo de comunicação caracterizado pela transmissão e pela recepção de informações entre pessoas. O feedback é uma avaliação que deveria contar na base das organizações e ser o carro chefe das relações entre organização e funcionário, entregestores e colaboradores. A falta da aplicação de feedback pode gerar conflitos e crises no ambiente corporativo. A ausência de comunicação sobre o que o colaborador precisamelhorar o que não agrada a liderança e quais os principais pontos a desenvolver, refletem em um clima organizacional desfavorável.
Com a falta da avaliação, o colaborador pode sentir dúvida, uma queda de desempenho, revoltae até tomada de ações inconsequentes. O feedback é o processo de fornecer dados a uma pessoa ou a um grupo, ajudando-o a melhorar seu desempenho no sentido de atingir resultados.
Mas o feedback não ocorre apenas de gestor para o funcionário. A empresa e os próprios gestores precisam estar preparados para ouvirem o que têm a dizer os colaboradores sobre a organização e a “chefia”.
A resiliência éum tema bastante atual na Administração e nos negócios. Em linguagem científica, a resiliência é a capacidade de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo e manter-se inalterado. Na engenharia é a propriedade fundamental dos aços na construção de grandes estruturas. Não obstante, o termo resiliência vem sendo estudado no campo da psicologia e como tudo que vira moda no campocomportamental, já se busca o profissional “resiliente”. O conceito emprestado da física refere-se à “propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura”.
O conceito é muito bem empregado e não se foge ao fato de que as pessoas são o principal “material” na estrutura das grandes organizações. Este conceito vem sendo exigido eobservado tanto nos processos de contratação como nas movimentações dos profissionais dentro das empresas.
Assim entendido, pode-se considerar que a resiliência é uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.

A importância do Feedback

Arte de dar e receber feedback, algo que embora muito falado é pouco utilizado em algumaempresas.
Muitas empresas atualmente se preocupam em ter tecnologia de ponta, investir em materiais e ferramentas de qualidade, ressaltam a preocupação com a qualidade de vida no trabalho e ate falam muito sobre a valorização do ser humano. Contudo deixam em segundo plano algo que é fundamental: o papel da comunicação entre os clientes internos, para que estes alcancem os objetivos propostos. Dare receber feedback é a oportunidade da empresa e do funcionário aprender a se desenvolverem.
Ofeedback que é um dos fatores que contribui para a qualidade no trabalho, mostra a importância dessa ferramenta essencial para qualquer empresa, contribuindo para o bom funcionamento e para que as relações interpessoais possam fluir de forma eficaz e eficiente.
De uma forma simples, o feedback é umretorno sobre a forma de atuação de uma pessoa no mundo empresarial, ou seja, é uma avaliação feita pelo gestor ou colega de trabalho sobre sua forma de atuação frente aos trabalhos solicitados. Serve para esclarecer aos colaboradores os pontos a serem trabalhados. Aponta qualidades e deficiências na execução do trabalho, pode explicar novas formas de execução das tarefas e sugerir mudanças. Temcomo objetivo rever atitudes inadequadas, e pode também ser considerada uma excelente ferramenta para reforçar comportamentos apropriados, atitudes inovadoras e criativas.
Não existe uma regra, como muitos pensam de que apenas o gestor deve dar o feedback aos seus subordinados, pelo contrario, o feedback é uma ferramenta de avaliação e sendo assim é útil e necessário tanto aos gestores quanto aos...
tracking img