A IMPORTANCIA DO CARVAO NA EVOLUÇAO DA ECONOMIA DE CRICIUMA

1380 palavras 6 páginas
A IMPORTANCIA DO CARVAO NA EVOLUÇAO DA ECONOMIA DE CRICIUMA

Tatiane Jovino Martins
Professor-Tutor Externo Ilson Piovesan
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Tecnólogo em Recursos Humanos (RHU 0093) – Prática do Módulo I
02/05/2013

RESUMO

O carvão foi a principal atividade econômica para o desenvolvimento de Criciúma, famílias inteiras deixaram os municípios vizinhos e vieram para Criciúma em busca de emprego pois o carvão movia uma gigante economia na cidade. A descoberta e exploração do carvão fizeram com que a cidade ampliasse em espaço físico. O crescimento gigantesco na década de 1950 aumentou a população em 250%. Mais nem tudo são flores, pois com a indevida exploração do carvão, sem preocupação com o meio ambiente toda cidade sofreu as conseqüências da extração do carvão, pois os rejeitos piritosos depositados no solo tornaram-no improdutivos. Sendo alta a incidência de doenças pulmonares.

Palavras-chave: Carvão, Economia, Evolução

1 INTRODUÇAO

Na historia contada pela mina modelo de criciúma, nos mostra que o carvão foi peça impar na evolução da economia, gerando empregos diretos e indiretos. No ano de 1915, é aberta a primeira mina de carvão de Criciúma, localizada no bairro Pio Correa, atualmente a Mina Modelo, sendo retiradas 400 sacas de carvão para análise. Obtendo resultado de um ótimo carvão, iniciou-se sua extração, abrindo novas minas, E sua evolução Foi significativa, O transporte do carvão era realizado por carros de boi, o que encarecia e dificultava a rota. Somente em 1917, foram iniciados os trabalhos, em Tubarão, da construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, impulsionando o crescimento da exploração do carvão.
Sendo que em 1919 saem os primeiros vagões carregados de carvão de Criciúma até a cidade de Laguna. O consumo do carvão de pedra cresceu então a indústria carbonífera tornou-se a principal economia regional.

2 A EVOLUÇAO DO CARVAO MINERAL

Para a economia

Relacionados