A importancia de jogos e brincadeiras na alfabetização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Alfabetização

Tema:
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Alfabetização

Problematização:
Com o pensamento obsessivo que a alfabetização se limita as quatro paredes da sala de aula e o método adequado da ao professor o controle de seus alunos, o próprio professor entra em conflito frente à situação de que o número de criança com acesso aalfabetização aumentou e trouxe como conseqüência, o fracasso escolar notável. Descobriu-se então a pratica falida e começou o discurso da culpa ; alunos submetidos, carentes, deficientes, escola máquinas de reprodução das relações de poder, professores mal pagos, mal formados. A questão da alfabetização é um problema social, econômico e político em nosso país, mas, além disso, tal questão é umproblema pedagógico, que tem ocupado professores, especialista e pesquisadores. Diante disso precisamos fomentar programas de formação de professores e apoiar a organização de seminários e cursos, que incentivem o estabelecimento de uma relação dinâmica entre teoria e prática, afinal como disse Paulo Freire em 1996.”o conhecimento nasce do fazer “.O sujeito constrói seus saberes, dadas as situações queenfrentam e conforme os instrumentos que possuem.

Justificativa:
Os jogos e brincadeiras integram as atividades, mas não se podem confundir as aulas com brincadeiras sem objetivos, os jogos e brincadeiras fazem parte do ato de educar, num compromisso consciente, intencional e modificador da sociedade, educar ludicamente não é jogar lições empacotadas para o educando consumir passivamente,antes disso é um ato consciente e planejado, é tornar o individuo consciente, engajado e feliz no mundo, isto é alfabetizar de uma forma prazerosa e significativa.

Objetivo Geral:
Resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado, ampliar seu circulo de brincadeiras, tornarem as crianças mais solidarias e participativas incentivar o trabalho em equipe, resgatar essascrianças do mundo virtual, pois a brincadeira é primordial e desenvolve a arte de amar.

Objetivos Específicos:
É brincando que exercitamos habilidades essenciais à saúde de nossas relações. Ao exercitar nos jogos a capacidade de lidar com os sentimentos que eles nos despertam e com os desafios, buscamos competência para administrar situações com eficácia.
Lidar com sentimento aflitivos, mantendoentusiasmo e perseverança diante dos desafios, aumenta nossa capacidade de empatia e envolvimento com nossos semelhantes. Assim é que se estabelece uma sociedade de direitos individuais e de relações independentes. Brincar e jogar são exercícios prazerosos da administração de nossa realidade, onde adquirimos autoconsciência, estabelecemos regras básicas de convivência e mudamos a nós mesmo e asociedade.
Quando brincamos com uma criança, estamos ajudando-a a aprender a lidar com suas pulsões em busca da sastifação de seus desejos. Vencendo as frustrações ,estamos ensinando-a a agir estrategicamente diante das forças que operam no ambiente. Com alegria despertamos nela o gosto pela vida e o enfrentamento dos desafios com segurança e confiança.
Portanto, é de primordial importânciautilizar-se dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização. Trata-se dos exercícios de habilidades necessárias ao domínio e ao bom uso de nossa inteligência emocional.Nossa capacidade de encontrar formas de encaminhar o que queremos pode ser exercitada numa situação lúdica, aprendendo a compreender e a atuar perante as forças que operam no meio em que vivemos. A arte de adquirir competências naadministração estratégica, segura e confiante de nosso viver, nos leva a celebrar a vida com amor e entusiasmo.

Hipóteses:
Grandes teorias como ROSSEAV,FROEBEL, DEWEY e PIAGET confirmam a importância do lúdico para a educação da criança.Se o lúdico é tão discutido pelos psicólogos e pensadores, não seria este o momento da escola parar e refletir sobre a importância do lúdico para as...
tracking img