A importancia das diretrizes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


















































































apresentação

As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) visa reunir princípios, fundamentos e procedimentos para orientar políticas públicas e a elaboração, planejamento, execução eavaliação de propostas pedagógicas e curriculares de educação infantil, andando lado a lado ao professor da educação básica, com o objetivo de estruturar e organizar ações educativas com qualidade e efetivação de oportunidades de desenvolvimento para todas as crianças, respeitando os princípios éticos, políticos e estéticos.
Buscando promover uma melhor qualidade de ensino para essascrianças brasileiras, orientado e subsidiando a formação teórica e pratica do professor de educação infantil. Ao trabalhar com a educação infantil, o professor necessita organizar o ensino e planejar suas atividades. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para que as aprendizagens alcancem o objetivo, é preciso que o professor considere na organização do trabalhoeducativo os conhecimentos de qualquer natureza que a criança já possui, pois elas aprendem por meio de uma construção interna ao relacionar as novas informações com as que já possuem. Um professor competente na educação infantil necessita ser um profissional autônomo, criativo e que tenha compromisso com as necessidades dos alunos, precisa promover a articulação entre aprendizagens e os cuidadosdiários, respeitando o ritmo e o desenvolvimento da criança.
Hoje, a qualidade do ensino depende cada vez mais, da capacidade do professor de refletir sobre sua pratica e direciona - la segundo a realidade em que atua, sendo a mesma voltada aos interesses e as necessidades de seus alunos. A maior finalidade do Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil, não é estabelecer regrasfixas, mas sim fornecer orientações a fim de contribuir para a resolução de problemas inerentes a essa etapa de formação, visando sempre atender as necessidades da criança. Diante do referencial, o professor terá mais segurança para planejar e organizar sua teoria – pratica, pois encontrará parâmetros para a faixa etária com a qual atua, devendo o professor adapta lo ou ate modifica lo, de acordocom a realidade e necessidades de cada grupo.






Abaixo, segue discussão sobre cada uma das disciplinas, relacionando – as com o que é previsto na diretriz:
Educação de criança de zero a cinco anos: Segundo o referencial de educação infantil, são nos primeiros anos de vida, através da estimulação, que acontecem mudanças significativas em relação a tudo a quese refere á capacidade de movimento dos seres humanos. A criança passa de uma situação de total dependência das pessoas que a cuidam a uma autonomia completa, do movimento descoordenado e incontrolado ao controle e a coordenação quase total.
Ludicidade e educação: De acordo com o RCNEI é importante considerar a brincadeira como atividade fundamental nessa fase do desenvolvimento ecriar condições para que as crianças brinquem diariamente. È na brincadeira que a criança se desenvolve – se totalmente, além de ampliar seus laços sociais.
Organização e didática na educação infantil: O eixo das diretrizes tem o intuito de explicitar a sua organização para a educação infantil, contemplando uma educação permeada por brincadeiras, cuidados e ações educativas. Trabalhandoo planejamento, rotinas e avaliação. O profissional da educação infantil: identidade, formação e profissionalização.
Ensino da linguagem oral e escrita: Ao abordar os conteúdos os RCNEI ressaltam que, a organização dos conteúdos de linguagem oral e escrita deve se subordinar os critérios que possibilitem a continuidade em relação às propostas didáticas em um nível crescente de...
tracking img