A importancia da pesquisa no trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (753 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Pacifico Pereira Neto
Profa. Kátia Alves de Oliveira Fontain
Profa. Mestra Rosenery Loureiro Lourenço
Curso Livre em Teologia à Distância (CLT /EAD) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
29/10/2011

RESUMO

Neste estudo veremos o que é pesquisa, sua classificação, suas etapas e como deve ser o perfil do pesquisador. Entende-se que apesquisa tem por objetivo gerar novos conhecimentos e apresentar soluções para problemas concretos.

Palavras-chave: Pesquisa; Trabalho; Pesquisador.

1 INTRODUÇÃO

O que é pesquisa? Essa perguntapode ser respondida de muitas formas. Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas.

Segundo Aurélio (2009): “investigação e estudo, minuciosos esistemáticos, com o fim de descobrir fatos a um campo de conhecimento.” Vemos então que a pesquisa tem um papel importante para se descobrir algo. Através da pesquisa muitos crimes são solucionados, doenças sãocuradas e respostas são encontradas. A pesquisa tem um papel fundamental em um trabalho acadêmico porque irá apresentar as formas de como um trabalho deve ser redigido para determinado evento. E umtrabalho, tudo deve ser planejado com antecedência. A pesquisa então nos ajudará a coletar os dados e de como montar um trabalho segundo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Aseguir, vamos ver como a pesquisa é classificada e qual definição de cada classificação.

2 CLASSIFICAÇÃO

Existem várias formas de classificar a pesquisa. Veremos algumas delas para entendermos comoa pesquisa se compõe.

2.1 PESQUISA QUANTITATIVA

Considera tudo quantificável, traduzindo opiniões e informações para classificá-las, utilizando percentagem, média, análise de regressão,desvio-padrão, etc.

2.2 PESQUISA QUALITATIVA

Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. Não utiliza métodos e técnicas, mas sim o ambiente natural como fonte direta para...
tracking img