A importancia da musica para o desenvolvimento da criança na educaçao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ








A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

















Andréia Baptista Vilela da Silva













São João de Meriti / RJ
2012



RESUMO



A música não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesma. Este artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimentoinfantil, em salas de pré-escolas. Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados. Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalho pedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta detrabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.



Palavras-chave: Música. Infância. Educador. Aprendizagem
























INTRODUÇÃO



A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Está presente nas mais diversas situações. Aafetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.

A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de
expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio
da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A
música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações:
festas e comemorações, rituaisreligiosos, manifestações cívicas, políticas
etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia
antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros
cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45)
A música é uma ferramenta que contribui para formação integral do ser
humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundoletrado e lúdico. Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade.
A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a música tem estecaráter de provocar esta interação, pois, ela traz em si ideologias, emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem.
As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de
músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a culturageral e contribuindo para a formação integral do ser.














DESENVOLVIMENTO


A música está presente na vida do ser humano desde os tempos mais
remotos. A presença dela é incontestável; há relatos na história que fundamentam este pensamento. Quando estudamos sobre a história de povos antigos como Grécia, Israel, Roma e outros, vemos a presença da música emfestas e rituais de todos os tipos, como por exemplo: nascimentos, mortes, casamentos, recuperação de doenças e fertilidade e também a encontramos em momentos de louvor a líderes e em procissões reais.
A criança entra em contato com os sons antes mesmo de seu nascimento, desde o momento da concepção ela já é exposta aos sons intra-uterinos, a voz materna também constitui material sonoroespecial e referência afetiva para ela, daí a certeza de que a música está presente desde antes do nascimento até a hora da morte do ser humano. Os bebês e as crianças interagem permanentemente com o ambiente sonoro que o envolve e com a música, já que ouvir, cantar e dançar são atividades presentes na vida de quase todos os seres humanos, ainda que de diferentes maneiras.
Podemos...
tracking img