A importancia da filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Origem
O bullying começou a ser pesquisado cerca de dez anos atrás na Europa, quando se descobriu o que estava por trás de muitas tentativas de suicídio entre adolescentes. Sem receber a atenção da escola ou dos pais, que geralmente achavam as ofensas bobas demais para terem maiores consequências, o jovem recorria a uma medidadesesperada. Atualmente, todas as escolas do Reino Unido já implantaram políticas anti-bullying. Bullying,termo inglês, é utilizado para definir atos de violência de ordem física ou psicológica, intencionais e praticados por um indivíduo ou um grupo de pessoas, com o objetivo de intimidar ou agredir uma pessoa ou mais, podendo essa ser ao mesmo tempo agressor e vitima. Devido ao fato de ser umfenômeno que só recentemente ganhou mais atenção, o assédio escolar ainda não possui um termo específico consensual, sendo o termo em inglês bullying constantemente utilizado pela mídia de língua portuguesa. Existem, entretanto, alternativas como acossamento, ameaça, assédio, intimidação, além dos mais informais judiar e implicar, além de diversos outros termos utilizado pelos próprios estudantes emdiversas regiões.O bullying pode ser praticado por crianças, por adolescentes e, inclusive, por pessoas adultas, porém é mais comum sua ocorrência entre menores.
Em 20% dos casos as pessoas são simultaneamente vítimas e agressoras de bullying, ou seja, em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma. Nas escolas, a maioria dos atos de bullyingocorre fora da visão dos adultos e grande parte das vítimas não reagem ou falam sobre a agressão sofrida. A violência psicológica ocorre quando o autor age com o objetivo de obter o constrangimento moral davítima. Fisicamente, essa visa ofender a integridade corpórea da pessoa. Contudo elas podem ser praticadas conjuntamente, por exemplo, se a pessoa espanca e ofende a vitima.
Em um estudo entrealunos autores de bullying, 51,8% afirmaram que não receberam nenhum tipo de orientação ou advertência por seus atos. Provavelmente porque 41,6% dos que admitiram ser alvos de bullying relatarem não ter solicitado ajuda aos colegas, professores ou família.
Pesquisas indicam que adolescentes agressores têm personalidades autoritárias, combinadas com uma forte necessidade de controlar ou dominar.Também tem sido sugerido que uma deficiência em habilidades sociais e um ponto de vista preconceituoso sobre subordinados podem ser particulares fatores de risco. Estudos adicionais têm mostrado que enquanto inveja e ressentimento podem ser motivos para a prática do assédio escolar, ao contrário da crença popular, há pouca evidência que sugira que os bullies ou bulidores sofram de qualquer déficitde autoestima .Outros pesquisadores também identificaram a rapidez em se enraivecer e usar a força, em acréscimo a comportamentos agressivos, o ato de encarar as ações de outros como hostis, a preocupação com a autoimagem e o empenho em ações obsessivas ou rígidas.
É frequentemente sugerido que os comportamentos agressivos têm sua origem na infância:
"Se o comportamento agressivo não édesafiado na infância, há o risco de que ele se torne habitual. Realmente, há evidência documental que indica que a prática do assédio escolar durante a infância põe a criança em risco de comportamento criminoso e violência doméstica na idade adulta".
O assédio escolar não envolve necessariamente criminalidade ou violência. Por exemplo, o assédio escolar frequentemente funciona por meio de abusopsicológico ou verbal.
Enquanto a sociedade não resolver o problema de bullying nas escolas, dificilmente conseguirão reduzir as outras formas de comportamentos agressivos e destrutivos entre adultos.

Os bullies usam principalmente uma combinação de intimidação e humilhação para atormentar os outros.

Alguns exemplos das técnicas de assédio escolar:
• insultar a vítima;
• acusar...
tracking img