A IMPORTANCIA DA FILOSOFIA COMO PILAR DA SOCIEDADE OCIDENTAL ORIGEM DA FILOSOFIA

1110 palavras 5 páginas
CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES conhecimento e sucesso para sua vida

richard

IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA COMO PILAR DA SOCIEDADE OCIDENTAL
ORIGEM DA FILOSOFIA

Formosa-GO
2015
Richard

IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA COMO PILAR DA SOCIEDADE OCIDENTAL
ORIGEM DA FILOSOFIA

Trabalho sobre A origem da Filosofia apresentado ao CEBAN – Centro Educacional Bandeirantes, para a disciplina de Filosofia.

Formosa-GO
2015
INTRODUÇÃO

A cada dia que passa é maior a necessidade de que os indivíduos sejam sujeitos de si mesmos, sujeitos conscientes de sua história. Até mesmo o mercado já exige um perfil profissional que supõe uma mão de obra criativa e atuante, e não mais meros executores de tarefas. A preocupação, para além do mercado, é com a formação de um indivíduo crítico e responsável socialmente pelos seus atos. A possibilidade da formação deste indivíduo deve ser viabilizada para o adolescente e o jovem. Ela não se dá espontaneamente. Uma das formas de viabilizá-la é através do processo ensino-aprendizagem das ciências, da filosofia, das artes, e da experiência de vida de cada um.
Neste contexto, cabe à Filosofia garantir não só a visão de totalidade da história e do processo do conhecimento, sem negar a necessidade de especialização hoje imposta, mas também desenvolver no educando - junto com outras disciplinas - a sua capacidade de buscar, através da leitura, da observação, da percepção de transformações ocorridas a partir da sua própria interferência em situações sociais, o melhor caminho historicamente possível para a organização da vida em sociedade.

DESENVOLVIMENTO

A palavra Filosofia vem do grego e em sua etimologia, aborda o significado sintético: philos ou philia que quer dizer amor ou amizade; e sophia, que significa sabedoria; ou seja, literalmente significa amor ou amizade pela sabedoria.
A palavra, nessa concepção que temos, surgiu com Tales de Mileto (aproximadamente em 595 a.C), e ganhou especial

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas