A importancia da auditoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ução

A auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas para o controle administrativo. A ausência de controles adequados para empresas de estrutura complexa a expõe a inúmeros riscos, freqüentes erros e desperdícios.

A necessidade das empresas investirem em desenvolvimento tecnológico, aprimorar seus controles, reduzir custos, tornando mais competitivo os seus produtos, faz comque necessitam de um grande volume de recursos.

A problemática vem com a expansão das organizações no mercado e o desconhecimento de seus administradores da necessidade auxílio de auditoria interna para obtenção de informações corretas da situação patrimonial e financeira da empresa, deixa de captar recursos juntos a terceiros, como empréstimos bancários ou abrindo seu capital social para novosinvestidores para investimento das mesmas.

O objetivo deste trabalho é demonstrar quais recursos que a organização obtém com auxílio da auditoria interna para evitar prejuízos irrecuperáveis e consiga recursos financeiros com qualidade e precisão das informações prestadas.

Referencial Teórico

Segundo Attie(1998), a contabilidade é a ciência que estuda, informa, é a ciência que estuda,informa, retrata e demonstra aos seus usuários (investidores, clientes, proprietários financiadores, etc.) a situação patrimonial da empresa. Ciência está formadora de uma especialização denominada auditoria, que tem como base uma ferramenta de controle da própria empresa.

A auditoria surgiu então da necessidade de confirmação por parte dos investidores e proprietário, que estão em busca dasnovas certezas que permitem vislumbrar perspectivas futuras e concretas para sua organização.

A auditoria trata-se de um controle administrativo, assessora da administração cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles, levando informações seguras aos sócios e interessados na contratação da integridade contábil.

Dessa forma traz a importância da auditoria interna no cenárioatual para as organizações, como surgimento de proposta para responder as exigências de um mundo empresarial abrangente dinâmico podendo ser aplicada pelas diversas organizações.

Para que fosse possível atender as necessidades da administração da empresa, tornou-se viável uma auditória com um maior grau de profundidade e que assim virasse, também outras áreas não relacionadas com acontabilidade como sistema de controle interno, administração pessoal, etc.

O controle interno representa o conjunto de procedimentos métodos ou rotinas com o objetivo de proteger os ativos, para produzir dados confiáveis e ajudar a administração na condução ordenada dos negócios da empresa.

Então devido as necessidades mencionada surgiu o auditor interno com ramificação da profissão de externo, econsequentemente do contador. O auditor interno é um empregado escolhido pela empresa dentro da organização, ele não deve estar subordinado aqueles cujos trabalhos examinam, e evidentemente não deve desenvolver tarefas das quais um dia possa examinar, para que assim não interfira em sua independência.

Definição de Auditoria

Auditoria é uma especialização contábil, que compreende a verificaçãode documentos, testando a eficiência e eficácia do controle patrimonial, da empresa, com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado fato.

A palavra auditoria vem do latim, “audire” que significa ouvir. Auditoria significa cargo de auditor, lugar ou repartição onde o auditor exerce as suas funções, contabilidade, exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operaçõescontábeis , desde o início até o balanço auditagem.

A verificação dos documentos é efetuada com as normas onde são adotados procedimentos que os auditores julgarem necessários, dependendo das circunstâncias com o objetivo de comprovar se os registros foram executados de acordo com os princípios fundamentais de normas de contabilidade, e se as demonstrações contábeis refletem a situação...
tracking img