A Import Ncia Dos Jogos E Brincadeiras Na Educa O Infantil Tcc2

3435 palavras 14 páginas
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil.

Liane Andreia Graunke

Resumo: O presente artigo visa analisara importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil. Tem como objetivo conhecer o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental compreender o universo lúdico, onde a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. Ainda este estudo traz algumas considerações sobre os jogos, brincadeiras e brinquedos e como influenciam na socialização das crianças. Portanto, para realizar este trabalho, utilizamos a pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentada na reflexão de leitura de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa feita na Escola Municipal de Educação Infantil Algodão Doce. Por meio de atividades com jogos e brinquedos a criança se comunica consigo mesma e com o mundo e aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constroem conhecimentos, e seu desenvolvimento integral.

PALAVRA-CHAVE: A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil.

Introdução
Famílias, e instituições sociais desempenham um papel muito importante na formação integral das crianças, pois o brincar é uma forma de comunicação e através disso que a criança pode reproduzir seu cotidiano usando um mundo e fantasias e imaginação. Durante o ato de brincar a criança aprende e se desenvolve, pois facilita a construção da reflexão da autonomia e da criatividade estabelecendo assim uma relação entre o jogo e a aprendizagem.
E necessário conscientizar os pais, educadores e sociedade como um todo de que o brincar na infância faz parte da aprendizagem prazerosa não somente servira como lazer a criança não está

Relacionados