A IMPORT NCIA DA ERGONOMIA SOBRE AS LES ES POR ESFOR OS REPETITIVOS E DIST RBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM CIRURGI ES

528 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ERGONOMIA SOBRE AS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS E DISTÚRBIOS OSTEOMUSCULARES RELACIONADOS AO TRABALHO EM CIRURGIÕES-DENTISTAS

MORFOLOGIA HUMANA

PATRICIA CECCHELE MADEIRA

2015/1

Devido ao aumento do número de casos as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao trabalho (DORT), são considerados um problema de saúde pública.
Estes casos são vistos principalmente na Odontologia, profissão que tem sido considerada “estressante” pelos agravos à saúde tanto de ordem física como psíquica para os profissionais.
A LER e DORT estão totalmente associadas a execução de uma tarefa realizada repetida vezes ao longo do dia, causando afastamento do trabalho pelos Cirurgiões-Dentistas (CD), as vezes por incapacidade temporária ou permanente como também muitos casos de abandono de profissão prematuro.
Para diminuir os índices de queixas na realização das atividades dos profissionais de Odontologia, é de extrema importância aplicar métodos ergonômicos como ferramenta de gestão nos distúrbios osteomusculares. Assim como, treinamentos direcionados a programas de intervenção ergonômica, aumentando a consciência nas atividades laborais e ajudando a reduzir os níveis de estresse, fadiga e sobrecargas nos músculos e tendões.
Dos riscos mais frequentes de queixas dos CD são: riscos físicos, químicos, ergonômicos e biológicos. Destacando-se que nas atividades os membros superiores e a coluna vertebral são os mais afetados, gerando patologias específicas como: distúrbios ósseos, musculares e das articulações. O que tornou-se verdadeiras epidemias na últimas décadas do século XX.
O avanço tecnológico, a globalização, as mudanças sociais e econômicas ocorridas nas últimas décadas, repercutiram no mercado de trabalho e nas expectativas dos trabalhadores a uma adaptação à nova realidade. Com novas exigências e condições para o exercício do profissional em sua área.
Sendo assim, Couto (1995), estabeleceu algumas regras

Relacionados