Resumo Kant SaintPierre

1785 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JULIO DE MESQUITA FILHO” - UNESP

WILLIAN ZANETTI

RESUMO – A PAZ PERPÉTUA / PROJETO PARA TORNAR A PAZ PERPÉTUA

FRANCA
2015
No livro A Paz Perpétua, Kant propõe alguns passos para que os Estados europeus chegassem a uma paz verdadeira, a paz perpétua. Ao fazer uma abordagem filosófica e iluminista sobre o assunto, Kant aponta não só os passos para se chegar à paz, mas reflete também sobre o porquê que as atitudes e ações tomadas pelos soberanos à época apenas contribuíam para a manutenção do status quo de guerra iminente que pairava sobre o continente.
A paz perpétua se divide em duas seções. Na primeira, Kant apresenta os chamados artigos preliminares à paz perpétua entre os Estados. Nessa seção o autor descreve as condições que são impeditivas da paz, ou seja, atitudes que eram constantemente tomadas nas relações entre os soberanos dos Estados, e que precisavam ser descontinuadas para que se criasse um ambiente de confiança e consequentemente de paz.
O primeiro artigo preliminar determina que qualquer tratado de paz que contenha cláusulas secretas que possam originar uma guerra futura tenha que ser extinto, pois segundo ele, ao permitir elementos que retomem a guerra o tratado perde sua função de paz, tornando-se um simples armistício, o que não configura um estado de paz permanente. O segundo artigo determina que sejam vetadas todas as formas de aquisição de Estados independentes, uma vez que o Estado é de toda a sociedade que faz parte dele e, portanto nenhum governante tem o poder de negociá-lo de nenhuma forma. No terceiro artigo, Kant propõe o fim dos exércitos permanentes, já que a presença contínua deles dentro dos Estados apesar de dar uma sensação de segurança dentro de seus próprios territórios, causa uma sensação completamente oposta nos demais Estados, que é a de insegurança por ter que conviver sempre com exércitos prontos para serem utilizados numa guerra. O quarto artigo fala sobre a

Relacionados

  • Teoria das RI - Gilberto Sarfati
    142398 palavras | 570 páginas
  • economia
    99562 palavras | 399 páginas