A IMPORT NCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

2200 palavras 9 páginas
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

RESUMO

Buscou-se através desta pesquisa demonstrar a importância do relacionamento afetivo entre professor e aluno para o desenvolvimento de uma melhor aprendizagem. Demonstrando que o professor deve ter autoridade em sala de aula, e como coordenador de grupo, essa autoridade deve ser exercida, mas nunca se colocar como o único possuidor do conhecimento, mas sim buscar a construção do conhecimento com regras estabelecidas juntamente com os alunos. Já a escola deverá estar mais atenta, preocupando-se com propostas alternativas que favoreçam a participação dos pais. Ainda prevalecem posições diferenciadas quanto ao que os educadores esperam da participação dos pais e quanto ao sentido dessa participação na percepção dos pais. Em sua jornada diária o professor deve acompanhar certas atitudes incompreendidas dos seus alunos para poder embasá-las em teorias significativas e desafiadoras, sendo que propiciem o bom relacionamento em sala de aula. Quando pais e professores caminham juntos para o um bom relacionamento, podem contribuir para a satisfação de todos quando o intuito é o prazer e a educação dos alunos.

Palavras Chave: Professor, aluno, aprendizagem.

INTRODUÇÃO

A relação professor-aluno é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, baseado na troca de conhecimentos aprendidos e transformados através da intervenção, visando à construção de novos saberes. No qual alunos e professores possuem um só objetivo e posicionamento, caminham juntos.
O professor norteia o relacionamento dos alunos com a matéria, considerando as experiências, potencialidades e interesses dos mesmos.
A realidade moderna na qual os valores da família e da sociedade estão em constante transformação apresenta contextos e desafios inéditos para a missão de educar. Escola, família e comunidade: uma tríade que, se trabalhar em conjunto, contribui significativamente para a aprendizagem do aluno.
Através de pesquisas

Relacionados

  • ANTISERI Dario REALE Giovanni
    148585 palavras | 595 páginas
  • PORTUGUES NO DIREITO Ronaldo Caldeira Xavier
    93189 palavras | 373 páginas