A imagem do ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cidade industrial é urbana. A cidade é o seu horizonte. Ela produz metrópoles, conurbações, cidades industriais, grandes conjuntos habitacionais. No entanto,fracassa na ordenação desses locais. A cidade industrial tem especialistas em planejamento urbano que aparecem,
contestadas e questionadas. A palavra “Urbanismo” é recente ,data segundo G.
Bardet¹ em 1910.

O Urbanismo quer resolver um problema ( o planejamento da cidade maquinista) que foi colocado bem antes de sua criação, a partir dasprimeiras décadas do século XIX,quando a sociedade industrial começava a tomar consciência de si e a questionar suas realizações.
problemas de planejamento urbano sec19: A revolução industrial é quase imediatamente seguida por um impressionante crescimento demográfico das cidades, por uma drenagem dos campos em benefício de umdesenvolvimento urbano sem precedentes. A Grã- Bretanha é o primeiro teatro em 1830. O número das cidades inglesas com mais de cem mil habitantes passou de duas para trinta,entre 1800 e 1895.Os quadros de cidades medievais ou barrocas, são rompidas por uma nova ordem.Neste sentido Haussman, no desejo de adaptar Paris, faz uma obra realista.Pode-se definir como  uma nova ordem, a racionalização das vias de comunicação, com abertura de grandes artérias e a criação de estações, os quarteirões de negócios nocentro, as residências nas periferias, mas nessa época são criados novos órgãos que,por seu gigantismo mudam o aspecto da cidade: grandes lojas, grandes hotéis, e asuburbanização assume a importância crescente: a indústria implanta- se nos arrebaldes, as classes média e operária deixa de ser um entidade espacial bem demilitada.
 
tracking img