A hora e vez de augusto matraga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (909 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

A Hora e a vez de Augusto Matraga

Curso: História
Matéria: Metodologia II
Turma: Vespertino
Aluno: BárbaraBeatriz Pena da Silva
NºUSP: 3376259

Nascido em 27 de junho de 1908, Guimarães Rosa, era conhecido por suas incríveis obras. Em suas obras ele tenta mostrar o quão o linguajar popular está imerso nasociedade brasileira, não tratando esta forma de se expressar como errada, mostrando uma exploração regional e linguística.
Uma obra sobre redenção “A hora e vez de Augusto Matraga” , tem como opersonagem principal, Augusto. Este individuo se sentia superior aos outros utilizando posses para justificar sua postura. Porém não apenas ele tinha essa posição, mas os personagens menos favorecidosfinanceiramente que ele, também pensavam assim, louvando o dinheiro. Desta forma o dinheiro sobrepondo a imagem de Augusto, como é possível ver durante o momento do Leilão de Sariema. Entretanto, quando opersonagem decai financeiramente , percebe-se sua decadência simbólica e literal. A primeira no momento em que é marcado com e brava e cai do penhasco para se salvar, a literal é em relação a situaçãoinversa que se deu a partir do momento em que Matraga apanha e é humilhado por aqueles que antes eram seus capangas e pelo Capitão, individuo que ele já tinha humilhado anteriormente.
Atransformação de Matraga é vista a partir do momentoq eu sua salvação se da através de um casal de negros pobres que cuidam dele. Este casal que posteriormente na história será chamado de pai e mãe por Augusto.Como a ajuda e sua salvação veio por meio da classe baixa da sociedade, ajudou-o deixar de ser uma homem violento e arrogante, e o tornou um homem mais calma e gentil, que reconstrói sua nova vida combase no trabalho e na ajuda ao próximo.
Mesmo levando a vida de uma maneira diferente, pode-se perceber resquícios do Augusto do inicio da história, no momento em que o bando de Joãozinho Bem...
tracking img