A historia do trabalho no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL













História do Trabalho no Brasil

















Santo André - 2012







GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL













História do Trabalho no Brasil








Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Produção Industrial ,1º semestre ,na Faculdade de ensino Superior Anhanguera , como requisito a formação de Gestor da Produção Industrial .

Orientadora: Viviane Marques








Santo André – 2012

Introdução

1. A História do trabalho no Brasil
2.1 A escravidão no período colonial

3.1 Influências externas

4.1 Transição do trabalho escravo paratrabalho assalariado

5.1 A industria brasileira

6.1 Começo da industrialização

7.1 Industrialização e Operariado

8.1 Periodo JK

9.1 CLT

10.1 Dia do trabalho

11.1 Educação para o Trabalho

12.1 A emergência dos descontentamentos

13.1 Resistência á legislação e conflito

14.1 Greve na industria brasileira

15.1 Últimas década século XX











A História dotrabalho no Brasil .

O trabalho no Brasil sofreu significativas mudanças, ao lado das transformações políticas , econômicas e sociais que o pais sofreu ao longo de sua história .

Foram três as fases marcadas como características especificas das relações de trabalho : a escravidão no período colonial , a transição do trabalho escravo para o trabalho livre e finalmente a nacionalização da forçade trabalho na industrialização .

A escravidão no período colonial.

No inicio das primeiras sociedades,o trabalho não exigia comprovação de experiência e era recompensado através da troca por mercadorias ( escambo ). Os negros começaram a trabalhar para os senhores e ,simultaneamente para atender as suas necessidades .

Com a introdução da pirâmide social aos menos favorecidos ,foramatribuídos trabalhos sem remuneração , e em geral sequer recebiam contrapartida ,moradia , alimentação para sua subsistência .Predominavam os deveres dos trabalhadores sem direito algum.

Essa forma desumana de trabalho no Brasil ao longo da sua história , gerou uma divida impagável para que com esses cidadãos e cidadãs em nossa sociedade . É uma das atitudes mais repugnantes praticada pelo serhumano , desse passado que ainda acontece no presente.

O trabalho escravo predominante no Brasil Colônia foi uma conseqüência da lucratividade do tráfico escravo . O fato de o trabalho ser exercido quase que exclusivamente por negros, fazia o trabalho ser visto como algo degradante e , por isso não havia gente que se disponibilizasse a trabalhar .

Influências externas.

No século XIX osistema escravista começa a entrar em crise por uma série de fatores externos, entre eles a pressão vinda por parte da Inglaterra pedindo o fim da escravidão e fim do tráfico negreiro.

Para os ingleses, se houvessem poucos escravos no Brasil a produção de açúcar entraria em decadência, e se os trabalhadores recebessem pelo seu trabalho, mais pessoas teriam dinheiro para comprar as mercadoriasproduzidas pelas máquinas inglesas. Logo, a decisão da Inglaterra de lutar contra o tráfico de escravos foi mais causa de interesses econômicos do que por qualquer outro motivo. 

Transição do trabalho escravo para o trabalho assalariado.

Isso levou á falta de ofertas de escravos e conseqüentemente o aumento de preços. Na metade do século XIX, quando aconteceu a proibição do tráfico negreiro, nãoexistia mão-de-obra disponível para a produção cafeeira, naquele momento em plena ascensão.

Então, se uma solução não fosse encontrada, o mercado de trabalho capitalista perderia força e capacidade para sustentar-se, uma vez que a formação histórica da sociedade e da economia brasileira era pouco desenvolvida em relação às demais nações
As evidências do que estava por vir eram muitas e as...
tracking img