Apollo 13

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apollo 13 e o processo decisório
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo a análise do processo decisório no filme “Apollo 13 – do fracasso ao triunfo”, produzido em 1995 e dirigido por Ron Howard (de Uma Mente Brilhante, Código de Da Vince, Anjos & Demônios). A história é verídica, baseada no livro Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13, do piloto Jim Lovell. A narrativa descreveas soluções encontradas pela Agência Espacial Americana (NASA) para trazer os tripulantes da nave de volta à Terra após uma explosão.
Quanto à metodologia, selecionamos as principais cenas que envolvem decisões no longa-metragem e aplicamos sobre elas a teoria do processo decisório, observando o perfil dos personagens, o ambiente, as situações, os agentes envolvidos, os objetivos, as estratégiasadotadas, o modelo decisório e o resultado obtido.

Sinopse

Em 11 de abril de 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas, na missão Apollo 13, a qual seria a terceira a pousar na superfície lunar. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise – interpretados, respectivamente, pelos atores Tom Hanks (de“Código de Da Vince” e “Anjos & Demônio”), Kevin Bacon (de “Ecos do Além” e “Sobre Meninos e Lobos”) e Bill Paxton (de “Titanic” e “Limite Vertical”) – não conseguem seguir para Lua. Pior que isso: eles correm o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltar à Terra. Agora, a equipe a bordo e a equipe da Agência Espacial, em Terra, deveriam correr contra o tempo e improvisar novo plano paratrazê-los de volta.

Análise

A primeira coisa a se analisar seria o ambiente no qual a Agência Espacial Americana (NASA) está inserida. Define-se ambiente como sendo um sistema, composto por um conjunto de elementos que não pertencem a um sistema, mas que qualquer alteração no sistema pode mudar ou alterar os seus elementos e qualquer alteração nos seus elementos pode mudar ou alterar osistema. Pode ser macro e micro.
Quanto ao macro-ambiente, como a NASA é órgão governamental, sofre pressão direta do governo americano, dos eleitores, da mídia. No filme, fala-se de um provável corte no orçamento. Em outra cena, comenta-se que o próprio presidente dos Estados Unidos queria saber qual seria o resultado da missão. Mittelstaedt fala que na Agência Espacial Americana existe muitapressão por resultados (2005:137).
No contexto da época, há também a concorrência dos russos e da Guerra Fria, que mexia com o nacionalismo americano.
Temos que levar em conta também a imagem da empresa em relação ao público: a NASA era lembrada não só pela chegada à Lua com a Apollo 11 (em 20 de Julho de 1969), mas também pelo desastroso acidente da Apollo 1 que se incendiou durante um treino em 27 deJaneiro de 1967.
O próprio espaço é um ambiente hostil, incerto, no qual o menor erro pode ser fatal.
Quanto ao micro-ambiente, no filme, se diz logo em uma das cenas iniciais que “o astronauta é o membro mais visível de uma grande equipe. Todos nós, até o faxineiro, nos sentimos honrados em fazer parte dessa grande equipe”. De fato, mais adiante se enumera alguns dos setores (funções) daorganização: propulsor, reingresso, trajetória, orientação, médico, sistemas, navegação, telemetria, controle, dados, instrumentos, coordenadas, comunicações, resgate, acoplagem, controle de lançamento. Acrescenta-se a isso: o controle de vôo e a alta administração; temos que levar em consideração também a existência, de uma enorme rede de engenheiros, P&D, equipe de apoio, limpeza, relações públicas,parceiros envolvidos, fornecedores de peças etc.
Outros fatores contextuais a serem considerados: a complexidade, a hostilidade e dinâmica do ambiente espacial; a burocracia da organização; a cultura organizacional; o tipo de problema; as características do decididor.
Ao que tudo indica, no filme, o modelo decisório inicial da NASA parece se enquadrar no perfil burocrático. Havia a...
tracking img