A historia do acucar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2367 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Açúcar?
História e Aplicações do famoso condimento
por Albena Ivanova
Escola de Turismo e Hotelaria do Porto, Turma A2 Gestão de Hotelaria- Alojamento


O açúcar está presente em muitos compostos orgânicos e apresenta-se em formas variadas dependendo do composto natural no qual está presente. Por exemplo, o açúcar presente nas frutas é a frutose, o açúcar presente no leite é alactose, o que está presente na cana de açúcar é a sacarose, entre outros.

O açúcar na sua forma mais simples inclui a glicose, a ribose e a frutose, já na sua forma mais complexa apresenta a maltose, a sacarose a lactose (açúcar do leite), além, dos trissacarídeos (ex.: melitose).
O açúcar mais consumido no mundo é o refinado. Mais barato, ele é muito utilizado na produção de bolos, doces,gelados e outros produtos. O consumo em excesso deste tipo de açúcar pode gerar obesidade, principalmente em pessoas com vida sedentária.
Os indianos foram os primeiros a utilizar o mosto da cana para produzir o açúcar "bruto", por volta do ano 500 A. C…
A cana-de-açúcar é cultivada desde a antiguidade: terão sido os povos das ilhas do Pacífico por volta do ano 20.000 A.C., a descobrirem aspropriedades desta planta, que crescia espontaneamente, nas suas terras.
No entanto, foram os árabes os principais responsáveis pela expansão da cana-de-açúcar, no Mediterrâneo entre os séculos VI e IX.

No início do século XV, a história começa a ficar mais doce. O infante D. Henrique resolve introduzir a cultura da cana na ilha da Madeira.
Na sua "viagem" do Mediterrâneo para o Atlântico a ilha daMadeira desempenhou um papel importante. A Madeira passou a ser um pólo de divulgação da cana-de-açúcar para outras zonas, nomeadamente, as Canárias, Açores, Cabo Verde e São Tomé.

Foi numa das tentativas de chegar às Índias que o Brasil foi descoberto, por Pedro Álvares Cabral em 1500 e o mesmo alargou a difusão do açúcar ao Novo Mundo, às Antilhas e ao Brasil.
A planta adaptou-se muito bem àscaracterísticas desta região e assim se lançou o negócio: Portugal começa a vender açúcar para o resto da Europa. Nesta época, Portugal iniciava a sua política de expansão comercial por meio da conquista de novos mercados.
O cultivo da cana-de-açúcar estende-se a outras ilhas – Açores, Cabo Verde, São Tomé e as ilhas Canárias, o que vai ser determinante para a sua exploração no Novo Mundo. Aacrescentar ao optimismo, o caminho marítimo para a Índia abre-se em 1948 pelas mãos de Vasco da Gama, tornando Portugal no maior negociante de açúcar e Lisboa, a capital de refinação e comércio deste produto.
Desta forma, o comércio do açúcar tornou-se bastante lucrativo o que terá preocupado Franceses e Alemães, que se viam a pagar caro um produto que nunca vingaria nas suas terras mais frias.Impulsionado pelo seu governo a investigar outras fontes de sacarose (açúcar vulgar), Andreas Margraff, um químico alemão, obtém os primeiros cristais a partir do suco extraído de raízes de beterraba, em 1747. Passados cinquenta anos, o discípulo de Margraff, Franz Carl Achard, instala a primeira refinaria de açúcar de beterraba da Europa. O produto não tinha, no entanto, a qualidade desejada e,para além disso, era bastante caro. Só durante as guerras napoleónicas, devido ao bloqueio britânico e ao consequente racionamento do açúcar, é que a nova indústria teve finalmente oportunidade para se desenvolver e aperfeiçoar. Inicia-se uma guerra entre os importadores do açúcar de cana e os produtores de açúcar de beterraba. A abolição da escravatura vai dar vantagem aos segundos e penalizar osprimeiros. No princípio do século XX, a beterraba vence a cana de forma decisiva, cobrindo 3/5 do consumo mundial. Mais tarde, curiosamente, a balança irá inverter-se com 3/4 da produção de açúcar a serem fornecidos pela antiga cana.
No início do século XX, o planeta já produzia 9 milhões de toneladas de açúcar e consumia apenas 8 milhões. Mas a Primeira Guerra Mundial veio travar drasticamente...
tracking img