A historia de zeus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A HISTÓRIA DE ZEUS

Na mitologia grega, Zeus era o principal deus olimpiano: deus do céu, dos raios e trovões... Rei do Olimpo, governante dos deuses e dos homens. Seus símbolos eram o relâmpago, a águia, o touro e o carvalho, entre outros. Era considerado um deus sábio e justo.
Zeus, o rei dos deuses
Tinha como uma de suas principais características a fama de conquistador... De fato, Zeusteve vários filhos com outras deusas, ninfas e mortais. Foi casado com Métis e depois com Hera, que também era sua irmã.
Era o mais jovem de seis irmãos; os outros cinco (Poseidon, Hades, Hera, Deméter e Héstia) foram comidos ao nascer pelo próprio pai, o titã Cronos, que temia que um de seus filhos se virasse contra ele e tentasse tomar o seu trono, como ele próprio fizera ao seu pai. Zeus,porém, foi salvo graças a um estratagema de sua mãe, Réia. Ela fugiu para a caverna de Dicte (a caverna mais distante do mundo) para dar a luz a Zeus sem que Cronos o soubesse. E quando este quis o menino para comer, Réia deu em seu lugar uma pedra enrolada a um cobertor de criança, que o titã comeu sem perceber. Zeus cresceu escondido nessa caverna, onde recebeu tratamento das ninfas da floresta e foiamamentado pela cabra Almateia.
Réia, dando uma pedra disfarçada a Cronos.
Ao crescer, sabendo de sua história, Zeus decide libertar seus irmãos do estômago de seu pai. Para isso, disfarçou-se de viajante e deu uma bebida a Cronos, que o fez passar mal e vomitar todos os seus irmãos, já adultos. Zeus então se une a seus irmãos a fim de tomar o trono de seu pai. Este, por sua vez, se uniu aosoutros titãs e nos próximos anos aconteceria a chamada Guerra dos Titãs (Titanomaquia). De um lado os Titãs, liderados por Cronos. E do outro os deuses do Olimpo, liderados por Zeus.

Zeus contra Cronos na Guerra dos Titãs.
Eles travaram uma guerra sem precedentes, usando a Terra como campo de batalha. Os olimpianos se organizavam no Monte Olimpo, ao passo que os titãs se organizavam noMonte Ótris.
Os deuses tinham vários aliados, renegados dos Titãs, como os ciclopes, o Oceano, entre outros. Os ciclopes, como forma de agradecimento por terem sido libertados do Tártaro, deram presentes aos deuses: para Zeus, o relâmpago; para Poseidon, o Tridente; e para Hades, o elmo da invisibilidade.
Os olimpianos iniciaram o ataque. Uma grande nuvem negra podia ser vista nos céus. Raiosfulguravam por todo o Universo. Os titãs com sua grande força arremessavam montanhas inteiras sobre os deuses e a batalha se intensificava.
Vendo que os Titãs estavam levando vantagem na batalha, Zeus resolveu descer às profundezas do Tártaro e libertar seus mais poderosos aliados: os Hecatônquiros (monstros de cem braços e cinquenta cabeças, irmãos dos Titãs e muito habilidosos em batalha). Erammonstros enormes, que podiam arremessar montanhas inteiras nos Titãs. Seus urros eram ouvidos em todos os cantos. Com toda essa força, a batalha agora pendia a favor de Zeus.
Então os titãs, como último recurso, libertaram o mais poderoso monstro do Tártaro para lutar a seu lado: Tifão. Tifão era filho de Gaia (a Terra) e Tártaro. Era um gigante com 100 cabeças de dragão e que provocava os ventosferozes (tufões). Os deuses não tinham chances contra ele e assim fugiram amedrontados, disfarçados em forma de animais (Segundo os gregos, essa é a origem dos cultos dos egípcios aos deuses em forma de animais).
Apenas Zeus enfrentou Tifão. Ele o atacou ferozmente com todos os seus raios... Porém Tifão conseguiu derrubar Zeus e roubar os seus relâmpagos e seus músculos. Sem condições decontinuar lutando, Zeus fugiu do campo de batalha. Depois, Zeus ajuda a Cadmo: Pediu a ele que se disfarçasse de pastor e atraísse o monstro com o som da sua flauta e ele poderia escolher qualquer recompensa. Cadmo aceitou o desafio.
Cadmo tocava sua flauta numa melodia linda que cativou o monstro, que queria chegar mais perto para ouvir tão belo som. Ao chegar o monstro, Cadmo fingiu estar com medo...
tracking img