a historia da emfermagen

1385 palavras 6 páginas
Historia da Enfermagem

A Profissão surgiu do desenvolvimento e da evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. E era associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos.
A Enfermagem tem poucas referencias nesta época, relacionada apenas a práticas domiciliares de partos e atuação, pouco clara na atividade dos templos com os sacerdotes.
O exercício de Enfermagem passa a ser evidenciado na fase pós monástica, que focaliza fatores socioeconômicos e políticos nas práticas de saúde. Tendo ficado enclausurada por muito tempo em hospitais religiosos a Enfermagem permaneceu empírica e desarticulada.
Na enfermagem moderna o avanço da medicina foi responsável pela reorganização dos hospitais. Posicionando o médico como principal responsável por essa reorganização.
Nesse cenário que a Enfermagem passa a atuar. Florence Nightingale é convidada pelo Ministro da Guerra para trabalhar junto aos soldados feridos no combate na Guerra da Criméia devido os hospitais encontrava-se em condições críticas, devido a predominância de doenças infecto-contagiosas e pessoas despreparadas para cuidar dos doentes. Onde os ricos recebiam atendimento domiciliar, pobre além de não ter esse direito, servia como objeto de experiência que resultaria num conhecimento maior sobre a doença. Florence começa a complementar seus conhecimentos visitando hospitais de ordem Católica em vários países. Aos poucos se prepara para sua missão. Ficou conhecida na história pelo apelido de "A dama da lâmpada", pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação ao auxiliar os feridos durante a noite. Durante a esta Guerra, Florence contrai Tifo (doença bacteriana)e ao retornar da Criméia leva uma vida inválida.
Recebe então o prêmio do Governo inglês pelos trabalhos prestados e consegue criar a Escola de Enfermagem em 1859.
O curso com duração de um ano caracterizava-se pelo rigor da disciplina, exigência de

Relacionados