A Hierarquia de Necessidades – modelo de Abraham Maslow

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Cada ser humano é motivado por necessidades. As nossas necessidades mais básicas são inatas, tendo evoluindo ao longo de milhares de anos. A Hierarquia de Necessidades de Abraham Maslow ajuda a explicar como estas necessidades nos motivam.

Abraham Maslow considerado como o pai da psicologia humanista desejou compreender as ações que o ser humano era capaz de empreender. Desenvolveu a teoriada personalidade, na qual, a motivação era encontrada como a forma de concretizar as nossas capacidades e potencialidades. De acordo com a psicologia humanista o homem tem a obrigação de realizar e criar a sua individualidade. A motivação é considerada como desequilíbrio homeopático do organismo que tem como objetivo restabelecer o equilíbrio.

Abraham Maslow nasceu a 1 de Abril de 1908, emBrooklyn, Nova Iorque. Foi o primeiro de sete irmãos, filhos de um casal judeu, imigrantes da Rússia e analfabetos. Os seus pais, querendo o melhor para os seus filhos no novo mundo, instigaram-no a obter bons resultados académicos. Para satisfazer os seus pais, estudou Direito na City College de Nova Iorque (CCNY).
Contra os desejos dos seus pais, casou com Bertha Goodman, sua primeira prima, etiveram duas filhas. Abraham Maslow e Bertha mudaram-se para o Wisconsin para que ele pudesse frequentar a Universidade de Wisconsin. Foi aqui que se começou a interessar pela Psicologia e o seu trabalho académico começou a melhorar drasticamente. Trabalhou com Harry Harlow, que ficou famoso pelas suas experiências com macacos-rhesus bebés e teoria do apego.
Maslow terminou o seu BA em 1930, o seu MAem 1931 e o seu PhD em 1934, todos em Psicologia e pela Universidade de Wisconsin. Um ano depois de ter terminado o curso, regressou a Nova Iorque para trabalhar com E. L. Thomdike em Columbia, onde Maslow se interessou pela pesquisa na sexualidade humana.
Em 1951, Abraham Maslow foi nomeado Chefe do Departamento de Psicologia na Brandeis, cargo que ocupou durante 10 anos, e onde conheceu KurtGoldstein (que lhe apresentou a ideia de autorrealização) e começou o seu próprio trabalho teórico. Aqui foi onde também começou a sua cruzada por uma psicologia humanista – algo muito mais importante, para ele e em última análise, do que as suas próprias teorias. Passou os seus últimos anos em semi-reclusão na Califórnia, até que, a 8 de Junho de 1970, morreu de ataque cardíaco, depois de uns anosde saúde frágil.




A Hierarquia de Necessidades – modelo de Abraham Maslow
Abraham H. Maslow sentiu que as teorias de condicionamento não capturavam adequadamente a complexidade do comportamento humano. Em 1943, num artigo denominado. A Theory of Human Motivation, Maslow apresentou a ideia de que as ações humanas eram direcionadas para o alcance de objetivos. Qualquer comportamento poderiasatisfazer, ao mesmo tempo, várias funções; por exemplo, ir a um bar pode satisfazer a necessidade de autoestima e de interação social.
A Hierarquia de Necessidade de Maslow é representada através de uma pirâmide com cinco níveis. Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas, enquanto no topo está a necessidade de crescimento, de autorrealização. As necessidades da base da pirâmideprecisam ser satisfeitas antes das necessidades do topo. Podemos ver os níveis na imagem que se segue:




Necessidades Fisiológicas
Estas são as necessidades mais elementares, e podemos afirmar que constituem a sobrevivência do indivíduo e a preservação da espécie: ar, água, comida, sono, sexo, etc. quando estas não são satisfeitas, podemos ficar doentes, irritados, com dores, desconfortáveis,etc. Estes sentimentos motivam-nos a aliviá-las o mais rapidamente possível para estabelecer a homeostase. Assim que forem satisfeitas, podemos pensar noutras coisas.

Necessidades de Segurança
Estas estão relacionadas com o estabelecimento de estabilidade e consistência num mundo caótico. São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de nos sentirmos seguros: sem perigo, em ordem,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hierarquia das necessidades abraham maslow
  • Teoria da hierarquia das necessidades humanas de abraham maslow.
  • Hierarquia de necessidades de maslow pirâmide de maslow a hierarquia de necessidades de maslow, é uma divisão...
  • A Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • A Hierarquia das Necessidades de Maslow
  • PESQUISA HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
  • Maslow e a hierarquia das necessidades humanas
  • Hierarquia Das Necessidades De Maslow

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!