A guerra fria nos estados unidos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Fria nos Estados Unidos

Os Estados unidos, defendeu durante a guerra, a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.
OEUA estava armado com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém os dois países envolvidos na guerraacabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
A OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte, era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nospaíses membros, principalmente na Europa Ocidental.
Alguns países membros da OTAN : Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda,Dinamarca, Áustria e Grécia.
A corrida espacial servir para mostrar superioridade entre os rivais, Estados Unidos e União Soviética procuraram melhorar os seus arsenais militares. A tecnologiaaeroespacial necessária para o lançamento de mísseis e de foguetes é praticamente a mesma, e portanto os dois países investiram pesadamente na tecnologia espacial. E em 1969, os Estados Unido concretizou amissão que levou o homem a lua.
Alem da disto outro grande desenvolvimento foi a das comunicações. Durante a década de 1960, temendo um possível bombardeio soviético, ouve um desenvolvimento de um sistemade comunicação entre os computadores, que envolveu centros de pesquisa militares e civis, como algumas das principais universidades americanas. A rede de comunicações criada pela agência Arpa ficariaconhecida como Arpanet, que depois deu origem a internet.
Usando o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, os EUA, também, liderou uma forte políticade combate ao comunismo em seu território e no mundo, divulgou uma campanha valorizando de seu país. Como o Macartismo vários americanos foram cassados e marginalizados por defender o socialismo....
tracking img