A guerra franco-prussiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Franco-Prussiana desenrolou-se de 19 de Julho de 1870 a 10 de Maio de 1871, tendo como adversários o Império Francês e o Reino da Prússia. O conflito marcou a culminação das tensões entre asduas potências após o crescente domínio da Prússia sobre a Alemanha, na época ainda uma federação de territórios quase que independentes.

Esta guerra sinalizou o crescente poderio militar e oimperialismo da Alemanha. Foi provocada por Otto von Bismarck, o chanceler prussiano, como parte do seu plano de criar um Império Germânico unificado.


Otto Eduard Leopold von Bismarck (1815-1898)Acausa profunda da Guerra Franco-Prussiana foi a seguinte: o aparecimento da Prússia como potência germânica líder e a unificação cada vez maior dos estados alemães eram vistos com apreensão por NapoleãoIII depois da vitória prussiana na guerra Austro-Prussiana de 1866. Bismarck, ao mesmo tempo, deliberadamente encorajava a crescente desavença entre a Prússia e a França para atrair os estados do sulda Alemanha para uma união nacional. Assegurou-se da neutralidade da Rússia e da Itália e tinha como certa a neutralidade britânica. Os dois lados começaram a se preparar para uma guerra, com marcadaineficiência na França e com espantosa perfeição na Prússia.

A causa imediata da guerra foi a pretensão do príncipe alemão Leopold von Hohenzollern-Sigmarinen ao trono espanhol, o qual estava vagodesde a revolução de Setembro de 1868. Napoleão III, temendo uma supremacia germânica, enviou um despacho ao rei Guilherme I da Prússia solicitando que garantisse a desistência definitiva dopretendente alemão. O rei declarou que a matéria estava fora da sua alçada e enviou um telegrama - O despacho de Ems - que, apesar de moderado, não assegurava neutralidade. Ao ser consultado por Guilherme Isobre o seu teor, Bismarck altera de tal modo o texto que o despacho se torna de fato uma declaração insultante para os franceses, provocando grande indignação. A França, então, declarou oficialmente...
tracking img