A guerra do fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Revolução Russa de 1917
Foi durante a Primeira Guerra Mundial, que iniciou na Rússia um movimento de caráter revolucionário. O imenso, atrasado e arcaico império russo não conseguiu suportar o peso de uma guerra externa e outra interna. Em 1917, uma oposição organizada e as constantes revoltas das camadas populares, provocaram na Rússia, a primeira revolução socialista da história contemporânea.Esta Revolução foi a primeira vitória do socialismo revolucionário, ideologia teorizada e pregada por Karl Marx e Friedrich Engels. Á partir de então, os padrões da sociedade burguesa, capitalista e liberal estavam ameaçados.

No Tempo dos czares
No final do século XIX, a Rússia era o Estado mais extenso da Europa com, aproximadamente, 150 milhões de habitantes. Mas esse império abrigavapovos e culturas diversas, com graves desequilíbrios sociais, econômicos e políticos. Um dos principais problemas era a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. O êxodo rural crescia, o número de proletários aumentava nas cidades provocando uma forte oposição ao regime czarista que privilegiava a nobreza agrária, alguns integrantes da alta burguesia, o clero e a cúpula do exército.Uma reforma em 1861 libertou os servos e distribuiu terras, mas os resultados foram tímidos. Poucos camponeses receberam terras em quantidade suficiente. Apenas uma minoria de pequenos e médios proprietários, os kulaks, se beneficiaram. O restante da população do campo continuava formada por um miserável proletariado rural. Oambiente era adequado á difusão de idéias revolucionárias. O regime czarista governava o império com mão de ferro. Os opositores do regime eram perseguidos por um eficiente aparelho de repressão policial. Reprimia-me todo tipo de oposição. Havia um controle severo sobre o ensino secundário, as universidades, a imprensa em geral; Pessoas, aos milhares, eram enviadas para prisões e exílio naSibéria.

O desenvolvimento industrial da Rússia começou tardiamente, em relação aos países ocidentais avançados, e foi possível graças à participação de capitais estrangeiros principalmente ingleses e franceses.. Mesmo assim, foi inferior ao das demais potências européias. Em sua economia, as relações capitalistas de produção entrelaçavam-se com as de tipo feudal.O pagamento de juros sobre este capitalfazia com que grande parte dos lucros não continuassem no país. . Em 1877, dos 150 milhões de habitantes russos, apenas 1 milhão eram operários.

Nesse clima, surgiram vários grupos de oposição.
No final do século XIX, as idéias socialistas chegaram até a Rússia, através do Partido Social-Democrata, criado em 1898, que passou a abrigar os socialistas russos
- entre eles
Vladimir IlichUlianov, popularmente conhecido como Lenin.

Guerra Russo Japonesa: 1905

Em 1905, os russos foram derrotados pelos japoneses, numa guerra motivada por disputa sobre a região chinesa da Mandchúria. As duras condições de vida da maioria da população, a corrupção que reinava na corte e esta derrota, tornaram a situação interna russa mais conflitante.

A insatisfação popular se manifestou por meio degreves e motins nas principais cidades. Os cossacos (soldados da guarda imperial) reprimiam violentamente as manifestações populares, e o movimento de 1905 foi abafado.

Domingo Sangrento

Em janeiro de 1905, uma grande multidão reuniu-se ás portas do palácio imperial para pedir audiência ao czar. O exército abriu fogo contra eles matando muitos dos manifestantes. Esse fato, denominado"Domingo Sangrento", serviu de pretexto para uma série de revoltas no país inteiro. Uma poderosa unidade da frota do mar Negro, o encouraçado Potemkin, se juntou aos rebeldes.




A Composição Partidária

A eclosão e os efeitos da Primeira Guerra Mundial em 1914 demonstrou a incompetência da corte e da aristocracia russa, desmascarando a falsa ordem constitucional. Durante a guerra, a economia...
tracking img