A guerra das operadoras de telefonia no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (970 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo dessa reportagem é demonstrar como as operadoras de telefonia móvel, no país, transformaram a busca pelo cliente em uma verdadeira guerra, e como cada uma delas age ou agiu diante dasdificuldades impostas por esse mercado tão disputado.

Desde o início do texto o ambiente operacional já é descrito como “frenético, ultracompetitivo, dinâmico e imprevisível”

O acontecimento maisrecente citado (e o mais novo estímulo pela batalha)foi a compra das ações da Portugal Telecom na Vivo (líder de mercado) pela Telefônica, o que gerou também a nova junção da PT com a OI, criando dessaforma um novo cenário; Ambas detinham em partes iguais 60% da Vivo, agora a Telefônica tornou-se acionista majoritária e a PT passou a ter 22,38% de participação na OI (quarta colocada no mercadonacional). Para a PT essa mudança se mostrou duplamente satisfatória, pois acabou com uma relação já desgastada com o sócio da Telefônica e ao mesmo tempo encontrou destino para os seus investimentos.Tal fato ilustra o novo cenário brasileiro; o fortalecimento (e conseqüente investimento) das linhas móveis. A junção das telefonias “fixo e móvel” tem por escopo formar grandes conglomerados quepermitam a oferta aos consumidores de que agreguem diversos serviços.

Em cinco anos as tarifas de celular caíram pela metade. O cenário atual é extremamente disputado, as 4 (quatro) grandes empresasocupam fatias quase iguais no mercado (Vivo 30,2%, Claro 25,3%, Tim 24% e OI 20,1%). Essa é uma das peculiaridades do Brasil, uma vez que no mercado externo uma operadora costuma despontar como líder, eas outras seguem atrás.

No dia a dia a equação principal que envolve esse meio é como investir há longo prazo (uma vez que há dependência de fatores com a infra-estrutura) e ao mesmo tempo terresultados a custo prazo? Essa questão faz com que o ambiente de trabalho se assemelhe cadê vez mais a um campo de guerra (inclusive adotando o mesmo vocabulário).

Em uma realidade na qual o...
tracking img