A GRANDE TRANSFORMAÇAO - POLANYI

3206 palavras 13 páginas
POLANYI, Karl. A Grande Transformação: as origens de nossa época. Rio de Janeiro, Editora Campus.

No capítulo três – “Habitação versus Progresso” – é ressaltado que a Revolução Industrial do século XVIII, trouxe progresso nosentido dos instrumentos de produção, mas uma desarticulação terrível na vida das pessoas comuns.
“Tentaremos desenredar os fatores que determinam as formas dessa desarticulação que teve a sua pior fase na Inglaterra há cerca de um século.” (p.51)
Essa desarticulação, mostra que a ideologia liberal falhou terrivelmente, o que faz com que não seja “preciso entrar em minúcias para compreender que um processo de mudança não-dirigida, cujo ritmo é considerado muito apressado, deveria ser contido, se possível para salvaguardar o bem-estar da comunidade.” (p.51)
Ainda nessa linha, a “teimosia” em julgar os acontecimentos sociais a partir do ponto de vista da economia, fez com o liberalismo econômico interpretasse mal a Revolução Industrial. Um exemplo claro disso, foram os enclausures (cercamentos de terra) para converter a terra arável em pastagem.
Assim, nosso propósito será, de um lado, demonstrar o paralelo existente entre as devastações causadas pelo cercamentos, finalmente benéficos, e as que resultaram na Revolução Industrial e, de outro lado – de uma forma mais ampla -, esclarecer as alternativas enfrentadas por uma comunidade no paroxismo de um progresso econômico não regulado. (p.52)
Tendo isso como base, um documento de 1607, publicado pelo Reino tratando sobre o problema existente dizia que: “o homem pobre terá satisfeito o seu objetivo – Habitação, e o nobre não ficará prejudicado em seu desejo – Progresso.” (p.52). Essa carta deixou bem claro que o crescimento econômico se apoiou na desarticulação social, basta notar que os cercamentos são exemplos claros que os ricos tiveram larga vantagem sobre pobres.
Até mortes aconteceram no parlamento na época, devido o ação da Cora em impedir os cercamentos, a fim de firmar sua posição contra a

Relacionados