A gestao esportiva e o professor de educação física

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SOGIPA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO ESPORTE

JOVANI MAGRO DA SILVA


[pic]



A GESTÃO ESPORTIVA E O Profissional DE EDUCAÇÃO FÍSICA

















Porto Alegre
2011

JOVANI MAGRO DA SILVA





[pic]




A GESTÃO ESPORTIVA E O Profissional DE EDUCAÇÃO FÍSICAArtigo apresentado à Faculdade SOGIPA de Educação Física, como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso “Gestão do Esporte”, sob orientação do Dr. Rogério da Cunha Voser.










Porto Alegre
2011

RESUMO


O presente estudo apresenta uma revisão de literatura (LAKATOS; MARKONI, 1991) que visa debater sobre a gestão esportiva e o perfil do profissional daEducação Física. Para a realização do plano de coleta de dados realizou-se os seguintes passos: Identificação das fontes, Localização das fontes, Compilação, Fichamento, Análise e interpretação e por fim, a Redação. A área da administração e gestão esportiva no Brasil tem crescido nas ultimas décadas, fruto da evolução econômica, social e cultural do país. Após as leituras realizadas percebe-sea necessidade por parte do professor de educação física de preparo e qualificação de forma a obter competências para atender uma demanda crescente na área do esporte e também as relacionadas à prática de atividades físicas como meio promotor da qualidade de vida das pessoas. Contudo, se observa que a grande maioria dos profissionais de educação física não teve em seus cursos de formaçãodisciplinas relacionadas à administração esportiva, gestão esportiva, marketing, empreendedorismo, plano de negócios entre outras que sustentariam sua prática profissional como gestor esportivo. Em muitos casos esta falta de conhecimentos faz com que suas academias, studios e escolinhas esportivas acabem fechando, por falta de um planejamento, que envolve uma pesquisa de mercado, plano de Negócios e umagestão da qualidade. A figura de um profissional empreendedor, ético e com capacidade de se relacionar se torna requisitos fundamentais em qualquer área. A sugestão que fica é que as instituições de ensino formadoras de profissionais de Educação Física devem incluir em seus currículos disciplinas na área da gestão, e por outro lado os acadêmicos e profissionais deverão buscar cursos de extensão ede pós-graduação na área da gestão.

Palavras-chave: Administração. Gestão. Esporte. Educação Física.
LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Qualificações 08
Figura 2 – Perfil 09


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 05

2 GESTÃO ESPORTIVA 06

3 O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO GESTOR ESPORTIVO 08

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 12

REFERÊNCIAS 13



1 INTRODUÇÃO



O mercado esportivo é umdos mais promissores da economia mundial para o século XXI. Esse segmento engloba todos os negócios gerados por atividades esportivas, tais como: patrocínios, licenciamentos, comercialização dos direitos de TV, transação de jogadores e realização de eventos. O mercado esportivo pertence à indústria do entretenimento, setor responsável pela maior movimentação de dinheiro e por maior número deempregos no mundo. Sabe-se que as futuras oportunidades que irão surgir no segmento esportivo, só serão aproveitadas se houver profissionais qualificados e muito bem preparados.
Em face deste cenário atrativo e com amplas oportunidades de crescimento, os profissionais da área da Educação Física devem estar preparados para estes desafios.
Para tanto, este estudo de revisão bibliográficavisa debater sobre a gestão esportiva e o perfil do profissional da Educação Física.
Segundo Lakatos e Marconi (1991), uma pesquisa bibliográfica se propõe a fazer uma avaliação crítica na literatura existente. Em seu plano de coleta de dados tem os seguintes passos: Identificação das fontes, Localização das fontes, Compilação, Fichamento, Análise e interpretação e por fim, a Redação....
tracking img