A geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O clima contribui para a desertificação do Rio Grande do norte, devido apresentar temperaturas variando entre 26 C e 37 C, com precipitações irregulares espacial e temporalmente, commédias entre 400e 600 mm anuais, caracterizadas como chuvas de veraõa (entre os meses de janeiro a abril). Os índices de seca variam entre 40 a 100%. Ainsolação média é de 2.800 horas/ano, com elevada evaporação, oque proporciona déficit hídrico, afetando a produção agropecuária do estado, cuja população fica com a qualidade de vida comprometida.
Outra causa da desertificação no Rio Grande do Norte é odesmatamento, pois a caatinga vem sofrendo fortes impactos ao longo do tempo, através de queimadas para dar lugar as áreas de plantações ou pastagem, bem como no aproveitamento da madeira das árvores, naprodução do carvão, na alimentação dos fornos das cerâmicas, olarias, caieiras ou padarias. Essa prática vem resultando em significativa redução do recurso florestal com reflexo socioeconômico. Essesimpactos estão associados ao sobre pastoreio e a agricultura em terras não aptas que podem conduzir a desertificação.
Cerca de 90% do território do Estado já sofre com o processo de desertificação, quedesencadeia outros problemas ambientais, como o aquecimento global. O problema é resultado, entre outros fatores, de atividades econômicas praticadas sem os cuidados com o meio ambiente.
O intensoprocesso de degradação ambiental verificado atualmente nessa região é fruto da histórica ocupação com as atividades agropecuárias, acentuada, posteriormente, pela atividade mineira associada ao climasemiárido rigoroso predominante. Porém, os efeitos mais graves vieram surgir com o advento da atividade ceramista, grande consumidora de matéria-prima vegetal (lenha) como fonte de energia.
Aconstrução e reconstrução do espaço geográfico passa pelo uso do solo como parte das atividades humanas e suas conseqüências recaem sobre ele. Dessa forma, o uso do solo para produção agrícola temporária e...
tracking img